Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182322
Título: Produção e avaliação de frutos da macaúba (Acrocomia aculeata) cultivada no Cariri Cearense .
Autor: CORDÃO, M. A.
FARIAS, M. R. N.
FAVARO, S. P.
VERAS, L. de G. C.
SOUSA, H. U. de
Afiliación: MAILSON ARAÚJO CORDÃO; MARIA ROSA NASCIMENTO FARIAS, UNIVERSIDADE DE FEDERAL DO CARIRI; SIMONE PALMA FAVARO, CNPAE; LUIZ DE GONZAGA CASTRO VERAS, CNPA; HUMBERTO UMBELINO DE SOUSA, CPAMN.
Año: 2025
Referencia: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 8., 2025, Brasília, DF. [Anais...] Brasília, DF: Embrapa Agroenergia, 2025.
Descripción: A macaúba da espécie A. aculeata é a mais estudada do gênero Acrocomia e amplamente distribuída no cerrado brasileiro. No entanto, a adaptação e a interação da espécie com o ambiente onde não há ocorrência natural, é fundamental na ampliação do seu cultivo comercial. Este trabalho teve como objetivo avaliar a produção e a biometria dos frutos de plantas da A. aculeata cultivada nas condições edafoclimáticas do Cariri cearense. Os frutos foram colhidos na safra 2022/23, ao oitavo ano de cultivo. Realizou-se a contagem e análise biométrica em 10 frutos por plantas, medindo-se o diâmetro médio transversal (DTF) e longitudinal do fruto (DLF), o diâmetro médio transversal (DTE) e longitudinal do endocarpo (DLE), utilizando um paquímetro digital.
Thesagro: Biometria
Palabras clave: Semiárido
Variabilidade fenotípica
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPAE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Producao-e-avaliacao-de-frutos-de-macauba.pdf265,09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace