Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTORRES, D. A. P.
dc.contributor.authorBALSADI, O. V.
dc.contributor.authorAVILA, A. F. D.
dc.contributor.authorMACEDO, J.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. F. de
dc.date.accessioned2025-12-05T12:48:46Z-
dc.date.available2025-12-05T12:48:46Z-
dc.date.created2025-12-05
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: TORRES, D. A. P.; BALSADI, O. V. (ed.). Embrapa e políticas públicas: contribuições para a taxonomia sustentável brasileira. Brasília, DF: Embrapa, 2025. p. 135-144.
dc.identifier.isbn978-65-5467-116-3
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182332-
dc.descriptionA construção da Taxonomia Sustentável Brasileira (TSB), especialmente no âmbito do capítulo referente à seção A da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE A), foi um processo complexo e desafiador, que envolveu múltiplos atores, escolhas técnicas criteriosas e uma estrutura robusta de governança. A partir dessa experiência, diversos aprendizados emergiram, tanto no que diz respeito ao próprio conceito e ao desenho para construção da TSB quanto à operacionalização prática de seus critérios para as atividades selecionadas. Este capítulo apresenta uma reflexão sobre os principais aprendizados adquiridos ao longo desse processo, destacando elementos-chave para o aperfeiçoamento contínuo da TSB. Além dos aprendizados técnicos e institucionais, evidenciou-se a importância de estabelecer mecanismos adequados de acompanhamento e atualização contínua da TSB, de forma a garantir sua aderência às diferentes realidades socioprodutivas e sua compatibilidade com a evolução científica, tecnológica e regulatória. Também são discutidos os principais desafios e riscos associados à sua implementação. O capítulo ainda explora os próximos passos necessários para ampliar o escopo da TSB, tanto em termos de ampliação de atividades contempladas quanto da necessidade de consideração e implementação da TSB, olhando-se para a propriedade rural de forma holística e integrada. Por fim, o processo de construção dos anexos, com as planilhas contendo as práticas sustentáveis para cada atividade, e a consulta pública apontam que surgirão novas demandas para a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Assim, este capítulo busca sistematizar as lições aprendidas e contribuir para o fortalecimento da taxonomia como um instrumento estratégico para a transição para uma economia mais sustentável e inclusiva.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTaxonomia Sustentável Brasileira
dc.subjectConstrução de taxonomia
dc.titleContribuições da Embrapa para a construção da Taxonomia Sustentável Brasileira: lições aprendidas e próximos passos.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroTaxonomia
dc.subject.thesagroPolíticas Públicas
riaa.ainfo.id1182332
riaa.ainfo.lastupdate2025-12-05
dc.contributor.institutionDANIELLE ALENCAR PARENTE TORRES, AEST; OTAVIO VALENTIM BALZANI, GGINT; ANTONIO FLAVIO DIAS AVILA, CAMPO CONSULTORIA E AGRONEGÓCIOS; JAMIL MACEDO, CAMPO CONSULTORIA E AGRONEGÓCIOS; ARYEVERTON FORTES DE OLIVEIRA, PR.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capitulo-10-contribuicoes-embrapa.pdf250,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace