Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182498
Título: Carbono da biomassa e atividade microbiana em solo com sistemas integrados de produçãoomassa e atividade microbiana em solo com sistemas integrados de produção
Autoria: SOUZA, H. B. de
DONDONE, M. V. S.
COUTO, A. S. L.
SCHIAVO, J. A.
Afiliação: HELOISA BATISTA DE SOUZA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; MARCOS VINICIUS SENA DONDONE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; ADRIANA SOARES LUZARDO COUTO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; JOLIMAR ANTÔNIO SCHIAVO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PANTANAL, 12., 2025, Corumbá, MS. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2025. p. 13. (Embrapa Pantanal. Eventos técnicos & Científicos, 3). Evinci 2025.
Conteúdo: A qualidade do solo é um componente essencial para a sustentabilidade dos sistemas produtivos agrícolas e pecuários. Os sistemas integrados de produção, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), têm se destacado por promover melhorias nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, contribuindo para o aumento da resiliência do sistema solo. A diversificação de uso da terra nesses sistemas favorece a acumulação de matéria orgânica, intensifica a atividade microbiana e otimiza a ciclagem de nutrientes. Tais benefícios refletem diretamente na capacidade do solo de sustentar a produtividade vegetal e mitigar impactos ambientais. Assim, a avaliação da qualidade do solo em sistemas integrados torna-se fundamental para validar práticas conservacionistas e orientar políticas de manejo sustentável. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade do solo, por meio de indicadores microbiológicos sob diferentes densidades de plantio com a implantação da espécie nativa Cordia glabrata , no município de Aquidauana, MS. A metodologia consistiu em avaliar a qualidade do solo sob quatro densidades de plantio, sendo os tratamentos: 3000, 965, 310 e 68 árvores há. Amostras de solo foram coletadas em duas épocas sazonais (verão e inverno), na camada de 0-10 cm em cinco pontos por parcela, sendo realizados amostras compostas dentro de cada ponto de parcela. As análises realizadas foram a respiração microbiana e o quociente microbiano (qMic). Sendo que, o qMic aponta a relação entre o carbono da biomassa microbiana e o carbono orgânico total, que são indicadores da qualidade biológica e da qualidade da matéria orgânica do solo. Os dados foram submetidos a análise de variância e quando significativos, as médias foram comparadas com o teste de Tukey (p<0,05). A atividade microbiana do solo demonstrou sensibilidade às variações nas densidades de plantio e às diferentes estações do ano. A respiração microbiana foi maior no inverno, em relação ao verão, com as maiores atividades proporcionadas pelos sistemas mais adensados. E o qMic indicou eficiência no acúmulo de carbono pelos microrganismos nos sistemas integrados de 3000 e 965 árvores há. Conclui-se que as variações nas densidades de plantio e nas estações sazonais avaliadas exerceram influência significativa sobre a atividade microbiana do solo.
Thesagro: Biomassa
Análise do Solo
Microbiologia do Solo
NAL Thesaurus: Microbial biomass
Soil analysis
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carbono-da-biomassa-e-atividade-microbiana.pdf131,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace