Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182598
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, T. R. F. C.
dc.date.accessioned2025-12-11T15:19:42Z-
dc.date.available2025-12-11T15:19:42Z-
dc.date.created2025-12-10
dc.date.issued2025
dc.identifier.citation2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182598-
dc.descriptionA ação de pragas tem sido um dos maiores desafios da mangicultura no Vale do São Francisco uma vez que essas podem comprometer a produtividade e a qualidade dos frutos. Dentre as pragas reportadas para a mangueira, o tripes, Heliothrips angustior Priesner (Thysanoptera: Thripidae), é uma praga emergente que danifica folhas e frutos da da planta. Considerando os diferentes tipos de controle de pragas, o controle biológico, por meio da ação de fungos entomopatogênicos e parasitoides se torna uma ferramenta promissora para a supressão dessa praga. Diante do esposto, este estudo objetivou avaliar a suscetibilidade de ninfas e adultos de H. angustior ao fungo Cordyceps javanica Frieder & Bally e apresentar o primeiro registro de um parasitoide de H. angustior em mangueira. Para a avaliação da patogenicidade de C. javanica foram preparadas placas (6 cm Ø) compostas por um disco de papel filtro e um disco de folha de mangueira que foram infestados com 30 adultos ou ninfas de segundo ínstar em cinco repetições. Os tratamentos consistiram em cinco concentrações (103 ; 105 ; 107 ; 108 ; 109 conídeos/mL) e água destilada como testemunha. Os dados obtidos, a partir dos ensaios de patogenicidade de C. javanica, foram submetidos à análise de sobrevivência de Kaplan-Meier e foi aplicado o teste de log-rank (p < 0,05). Para determinar a CL50 e CL90, os dados foram submetidos à análise de Probit e as curvas comparadas pelo teste de paralelismo. A realização do ensaio para determinar a presença de parasitoides de tripes na mangueira se deu em casa de vegetação, colocando-se dez indivíduos adultos da espécie H. angustior em gaiolas do tipo clipcage em mudas de mangueira cv. Palmer. Amostras das folhas foram coletadas, sete dias após a eclosão das ninfas de H. angustior, e avaliadas quanto à presença de ninfas parasitadas e/ou formação de pupas do parasitoide. Os resultados para o teste de patogenicidade mostraram que o efeito de C. javanica, na maior concentração (109 con./mL), causou 100% de mortalidade para ninfas e adultos até o décimo dia. Foi constatada uma CL50 e CL90 de 6,27 x 107 e 1,13 x 109 con./mL, respectivamente para ninfas e CL50 e CL90 de 3,51 x 105 e 1,16 x 108 con./mL, respectivamente para os adultos. Os valores elevados de CL50 e CL90 demonstram uma baixa suscetibilidade de H. angustior ao fungo C. javanica. Quanto à presença de parasitoides, foi constatada a presença de pré-pupas de H. angustior parasitadas pelo parasitoide Goetheana shakespearei Girault. Este é o primeiro registro conhecido dessa interação em mangueira. A ocorrência de G. shakespearei parasitando H. angustior abre perspectivas para que esse parasitoide seja estudado como potencial agente de controle biológico.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectManejo integrado de praga
dc.subjectBioinsumo
dc.subjectMangueira
dc.titleHeliothrips angustior Priesner (Thysanoptera: Thripidae), praga emergente da mangueira no vale do são francisco: suscetibilidade a fungo entomopatogênico e primeiro registro de parasitoide.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroControle Biológico
dc.subject.thesagroPraga
dc.subject.thesagroControle Integrado
dc.subject.thesagroManga
dc.subject.nalthesaurusBiological control
dc.subject.nalthesaurusIntegrated pest management
dc.description.notesDissertação ((Mestrado em Agronomia - Produção Vegetal). Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina. Orientada por Rita de Cássia Rodrigues Gonçalves Gervásio; coorientada por Tiago Cardoso da Costa-Lima, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent256 f.
riaa.ainfo.id1182598
riaa.ainfo.lastupdate2025-12-11
dc.contributor.institutionTÂNIA REJANE FERRO CARVALHO SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Dissertacao.-Heliothrips-angustior-Priesner2025.pdf1,63 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace