Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182699
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLONGO, G.
dc.contributor.authorLUDKE, J. V.
dc.contributor.authorCOLDEBELLA, A.
dc.contributor.authorBERTOL, T. M.
dc.date.accessioned2025-12-11T17:48:40Z-
dc.date.available2025-12-11T17:48:40Z-
dc.date.created2025-12-11
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19., 2025, Concórdia. Anais... Concórdia: UNC: Embrapa Suínos e Aves, 2025. p. 93-94. JINC 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182699-
dc.descriptionO Brasil ocupou, em 2024, a quarta posição entre os maiores exportadores mundiais de carne suína, conforme dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA)¹. Para atender às exigências de qualidade, produtividade e bem-estar animal, torna-se fundamental otimizar o valor nutricional dos ingredientes utilizados na formulação de rações. Tradicionalmente, milho e soja são os principais insumos energéticos e proteicos das dietas, porém, por serem commodities agrícolas, estão sujeitos a variações de preço e oferta. Essa instabilidade estimula a busca por alternativas nutricionais viáveis que mantenham o desempenho zootécnico. Neste contexto, a cevada surge como uma opção potencial. As enzimas xilanase e β-glucanase atuam na degradação de componentes da parede celular vegetal, como os arabinoxilanos e β-glucanos, promovendo maior digestibilidade da fibra e melhor aproveitamento dos nutrientes. Já a fitase hidrolisa os fitatos presentes nos grãos, aumentando a disponibilidade de minerais, principalmente cálcio (Ca) e fósforo (P). O presente estudo teve como objetivo avaliar o valor nutricional da cevada suplementada com as enzimas exógenas xilanase, β-glucanase e fitase em leitões na fase inicial de creche, por meio de um ensaio de metabolismo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCreche
dc.titleEfeito da adição de enzimas exógenas na dieta sobre a digestibilidade e a energia metabolizável da cevada para leitões.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSuíno
dc.subject.thesagroNutrição Animal
dc.subject.thesagroDieta
dc.subject.thesagroDigestibilidade
dc.subject.thesagroEnzima
dc.subject.thesagroMetabolismo
dc.subject.thesagroCevada
riaa.ainfo.id1182699
riaa.ainfo.lastupdate2025-12-11
dc.contributor.institutionGABRIELA LONGO, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE; JORGE VITOR LUDKE, CNPSA; ARLEI COLDEBELLA, CNPSA; TERESINHA MARISA BERTOL, CNPSA.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
final10606-Efeito-da-adicao-de-enzimas-exogenas-na-dieta-sobre-a-digestibilidade.pdf152,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace