Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1182711
Título: Reação de cultivares de trigo do ensaio estadual do Rio Grande do Sul 2022 ao mosaico-comum - wheat stripe mosaic virus.
Autoria: LAU, D.
STEMPKOWSKI, L. A.
CASTRO, R. L. de
Afiliação: DOUGLAS LAU, CNPF; LUCAS ANTONIO STEMPKOWSKI; RICARDO LIMA DE CASTRO, CNPT.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: REUNIÃO DA COMISSÃO BRASILEIRA DE PESQUISA DE TRIGO E TRITICALE, 16., 2023, Guarapuava. Atas e resumos [...]. Guarapuava: Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, 2025.
Conteúdo: O objetivo desse trabalho foi caracterizar a reação e o dano em cultivares de trigo disponíveis no mercado para auxiliar na decisão quanto ao seu emprego em áreas com histórico de ocorrência de mosaico-comum. Entre as cultivares de trigo, houve variação na severidade e na incidência de sintomas. As cultivares com sintomas mais severos (notas 4 e 5) foram TBIO Toruk, TBIO Audaz, ORS Feroz, ORS 1403, LG Oro, LG Fortaleza, TBIO Blanc, TBIO Sonic, BRS 327, BRS Reponte e ORS Guardião. As cultivares com sintomas mais brandos (inferior a 3) foram FPS Luminus, ORS Destak, Embrapa 16, FPS Certero e TBIO Aton. Houve diferença entre as cultivares quanto ao rendimento de grãos, sendo separadas em dois grupos (Scott-Knott, 0,5%) (Tabela 1). No entanto, correlação negativa (r = -0,46) entre rendimento de grãos e severidade dos sintomas foi constatada apenas para o bloco mais afetado pela virose.
Thesagro: Trigo
Mosaico
Doença de Planta
NAL Thesaurus: Wheat
Disease and pest management
Notas: Organizado por Juliano Luiz de Almeida.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCBPTT-2024-ReacaoCultivaresTrigoWheatStripeMosaicVirus-Douglas-Lau.pdf366,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace