Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183231
Título: Avaliação do termopotássio na produtividade de biomassa de brachiaria para fins energéticos.
Autor: GOMES, P. S. de S.
CAMARGO, M. S. de
SILVA, F. C. da
Afiliación: PAOLA SOARES DE SOUSA GOMES, FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA; MÔNICA SARTORI DE CAMARGO, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS; FABIO CESAR DA SILVA, CNPTIA, FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA.
Año: 2025
Referencia: Bioenergia em Revista: Diálogos, v. 15, n. 2, p. 21-37, jul./dez. 2025.
Descripción: Brachiaria brizantha é uma gramínea tropical amplamente cultivada no Brasil, destacando-se pela alta produtividade e resistência a condições adversas. Além do valor forrageiro, tem se mostrado promissora na produção de biomassa para fins energéticos, devido ao rápido crescimento, elevada fixação de carbono e possibilidade de colheitas múltiplas. Para alcançar altos rendimentos, é necessário um manejo nutricional eficiente, com fornecimento adequado de nitrogênio, fósforo e ptássio, além da correção da acidez do solo por meio da calagem. Nesse contexto, o termopotássio surge como alternativa ao cloreto de potássio, sendo um fertilizante de liberação lenta obtido pela fusão de resíduos industriais. Este estudo avaliou os efeitos do termopotássio na produtividade de biomassa de Brachiaria brizantha como fonte de energia renovável. Foram conduzidos experimentos com diferentes doses de N, P, calcário e termopotássio, em vasos sob casa-de-vegetação. Não houve interação significativa entre os fatores, sendo os efeitos independentes. As doses completas de N e P proporcionaram maior acúmulo de biomassa. A calagem influenciou positivamente o sistema radicular, apesar de redução inicial na parte aérea. O termopotássio teve efeito na segunda colheita, provavelmente em função de sua solubilidade lenta. Os resultados demonstram que o manejo adequado da fertilidade do solo favorece o aumento da biomassa. Assim, a espécie se destaca como alternativa viável para produção de biocombustível sólido, com maior eficiência energética e menor necessidade de secagem.
Thesagro: Adubação
Bioenergia
Biocombustível
Brachiaria Brizantha
NAL Thesaurus: Bioenergy
Biofuels
Palabras clave: Forrageiras energéticas
Fertilização potássica
Termopotássio
Fertilization
Energy forages
Potassium fertilization
ISSN: 2236-9171
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPTIA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AP-Avaliacao-termopotassio-2025.pdf430,9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace