Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCASTRO, G.
dc.contributor.authorPEREIRA, D. da S.
dc.contributor.authorKOOLEN, H. H. F.
dc.contributor.authorSILVA, G. F. da
dc.date.accessioned2025-12-29T19:49:52Z-
dc.date.available2025-12-29T19:49:52Z-
dc.date.created2025-12-29
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 33.; FOODMICRO LATINO, 1., 2025, Aracaju. Anais [...]. São Paulo: Sociedade Brasileira de Microbiologia, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183236-
dc.descriptionTrichoderma é um gênero de fungo filamentoso encontrado em uma ampla variedade de habitats. Esses fungos são conhecidos por sua capacidade de produzir uma variedade de metabólitos secundários, enzimas e compostos bioativos, com aplicações em várias indústrias, incluindo alimentícia e farmacêutica. Muitos produtos naturais de Trichoderma exibem múltiplas funções biológicas. Uma das funções mais destacadas é o controle biológico de patógenos, pois Trichoderma atua como agente de biocontrole, ajudando a suprimir doenças em plantas causadas por fungos patogênicos. Além disso, muitas espécies de Trichoderma são conhecidas por promover o crescimento vegetal, além de serem uma fonte significativa de enzimas industriais, como celulases e xilanases. Essas enzimas são amplamente utilizadas em processos industriais, incluindo a produção de bioenergia, e, portanto, podem afetar vários organismos simultaneamente ou apresentar atividade por meio de diferentes mecanismos moleculares. Trichoderma sp. CPAA-TM63 foi encontrado em sedimentos de rios da Amazônia, no Estado do Amazonas, Brasil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBiocontrole
dc.titleCaracterização metabolômica de Trichoderma sp. CPAA-TM63 por LC-MS/MS e rede molecular.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroTrichoderma
dc.subject.thesagroFungo
dc.subject.thesagroMicrobiologia Industrial
dc.subject.thesagroBiotecnologia
dc.subject.thesagroControle Biológico
dc.description.notesID do trabalho: 204/2699-0.
riaa.ainfo.id1183236
riaa.ainfo.lastupdate2025-12-29
dc.contributor.institutionGLEUCINEI CASTRO; DAVID DA SILVA PEREIRA; HECTOR HENRIQUE FERREIRA KOOLEN; GILVAN FERREIRA DA SILVA, CPAA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
39773.pdf471,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace