Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRESCK, D. V. S.
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, M. de S.
dc.contributor.authorFERNANDES, B.
dc.contributor.authorRESENDE, M.
dc.contributor.authorSILVA, T. C. A. da
dc.date.accessioned2025-12-30T19:48:38Z-
dc.date.available2025-12-30T19:48:38Z-
dc.date.created2025-12-30
dc.date.issued1981
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Ciência do Solo, v. 5, n. 1, p.7-14, 1981.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183261-
dc.descriptionEm um Podzólico Vermelho-Amarelo Câmbico Distrófico Fase Terraço, localizado em área experimental da Universidade Federal de Viçosa (MG), utilizando um simulador de chuva tipo rotativo, foram aplicadas três chuvas com intensidades diferentes: a primeira com 62mm/h durante 60 minutos, a segunda com 58mm/h durante 30 minutos (24 horas após a primeira chuva) e, a terceira, com 112mm/h durante 18 minutos, aplicada 15 minutos após a segunda chuva. Determinaram-se densidade aparente e porosidade total, estabilidade dos agregados antes e depois dos testes, bem como umidade atual e velocidade de infiltração durante o teste. O fator K, erodibilidade do solo, foi determinado pela soma dos fatores K parciais, calculados para as chuvas aplicadas, a partir dos dados obtidos de perdas de solo em t/ha. Seu valor foi de 0,273t.ha 1/(tm.ha 'x mm.h- '). O maior valor de K foi para a segunda chuva aplicada. Para as três chuvas aplicadas, em média, houve maiores perdas na fração argila, seguida de areia grossa, areia fina e silte. As perdas de solo foram cíclicas no período considerado do teste, devido, possivelmente, à formação de uma camada sedimentar semipermeável nas microdepressões da superfície do solo. Nessas condições de campo, o processo de sedimentação de partículas do tamanho silte e areia fina parece ser um importante fator na formação dessa camada.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleErodibilidade de um podzólico vermelho-amarelo câmbico distrófico fase terraço, localizado na zona da mata (MG), determinada com simulador de chuva.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroPodzólico Vermelho Amarelo
dc.subject.thesagroSimulador de Chuva
dc.subject.thesagroErosão do Solo
riaa.ainfo.id1183261
riaa.ainfo.lastupdate2025-12-30
dc.contributor.institutionDIMAS VITAL SIQUEIRA RESCK, CPAC; M. DE S. FIGUEIREDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; B. FERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; M. RESENDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; T. C. A. DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
erodibilidade-de-um-podzolico-vermelho.pdf594,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace