Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183332
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRODRIGUES, H. N.
dc.contributor.authorBAIA, A. L. P.
dc.contributor.authorGUEDES, M. C.
dc.date.accessioned2026-01-05T20:49:08Z-
dc.date.available2026-01-05T20:49:08Z-
dc.date.created2026-01-05
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationScientia Forestalis, v. 53, e4099, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183332-
dc.descriptionO presente estudo investigou o desenvolvimento da espécie nativa Tachigali vulgaris, popularmente conhecida como tachi-branco, na savana amapaense, com foco na produção de bioenergia. A pesquisa teve como objetivo comparar o crescimento do tachi-branco em três diferentes condições de adubação: adubação alternativa (AA), composta por moinha de carvão vegetal e cama de aviário; adubação mineral (AM), com base em NPK e micronutrientes minerais; e controle sem adubação (TT). O ensaio foi realizado no Campo Experimental do Cerrado (CEC) da Embrapa Amapá, localizado em Macapá, em um solo de baixa fertilidade e alta acidez. As mudas foram plantadas em 2011 e monitoradas até 2019; utilizou-se um delineamento experimental em blocos inteiramente casualizados, com três tratamentos e quatro repetições, totalizando 12 parcelas e 780 mudas. Embora não tenha havido diferença significativa na altura média entre os tratamentos, a adubação alternativa destacou-se como o melhor tratamento para o incremento em diâmetro e volume. Independente da adubação ou sem adubação, o tachi apresentou idade de corte para bioenergia aos 4 anos. A adubação alternativa proporcionou os melhores resultados, com um IMA de 2,12 cm ao ano em diâmetro e um volume comercial de 229,3 m³/ha aos sete anos, demonstrando a eficiência desse tratamento em promover o crescimento da espécie. Com isso, conclui-se que o tachi-branco se apresenta como uma espécie adequada para a produção de bioenergia na Amazônia, com potencial significativo para substituir espécies exóticas tradicionalmente usadas na silvicultura brasileira, sugerindo, ainda que a adubação alternativa é uma estratégia viável e sustentável para o cultivo de tachi-branco na savana amapaense.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTachigali vulgaris
dc.subjectReutilização de resíduos
dc.titleDesenvolvimento e adubação alternativa de tachi-branco (Tachigali vulgaris) em savana amapaense, visando a produção de bioenergia.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroSilvicultura
dc.subject.nalthesaurusTachigali
riaa.ainfo.id1183332
riaa.ainfo.lastupdate2026-01-05
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18671/scifor.v53.11
dc.contributor.institutionHENRIQUE NOVAIS RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ; ALDINE LUIZA PEREIRA BAIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ; MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAF-AP)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
DesenvolvimentoAdubacaoAlternativa.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace