Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183378
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSOUSA, D. B. de
dc.contributor.authorBICUDO, S. D.
dc.contributor.authorAZEVEDO, H. C.
dc.contributor.authorMAIA, M. da S.
dc.date.accessioned2026-01-06T17:49:27Z-
dc.date.available2026-01-06T17:49:27Z-
dc.date.created2026-01-06
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationVeterinária e Zootecnia, v. 20. n. 4, p. 649-657, dez. 2013.
dc.identifier.issn0102-5716
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183378-
dc.descriptionO processo de criopreservação acarreta uma série de alterações resultando em uma marcante redução da fertilidade. Buscam-se novas formas de avaliação do movimento espermático, tais como a análise das sub-populações espermáticas pelo sistema CASA. Sondas fluorescentes vêm sendo estudadas para avaliação da integridade do espermatozóide, fornecendo informações adicionais sobre sua funcionalidade. Tem se como objetivo otimizar o emprego do sistema CASA em combinação de sondas fluorescentes como nova forma de avaliação dos parâmetros qualitativos do sêmen congelado de ovinos. Em vinte e seis partidas de sêmen congelado procederam-se as avaliações CASA e Teste MITO. Utilizou-se a análise fatorial com método de rotação VARIMAX e análise de agrupamentos com método de Ward. Para análise optou-se por considerar a cinética individual de cada espermatozóide, ampliando o universo amostral de 26 médias para 5834 espermatozóides. Quanto as sondas fluorescentes, teste MITO, houve a classificação das amostras em oito categorias. Com a técnica exploratória multivariada houve a redução da dimensionalidade obtendo-se três fatores: fator F1, interpretado com um fator relacionado à progressividade do movimento; fator F2, representa um fator de deslocamento espermático sem considerar a direção do movimento; fator F3, diz respeito à energia disponível/ disponibilizada para a movimentação espermática. Houve a determinação dos escores dos coeficientes dos fatores, agrupando as amostras em 9 sub-populações, com características qualitativas distintas. Com o uso da análise estatística multivariada do sêmen congelado ovino foi possível determinar no sistema CASA diferenças fisiológicas e cinemáticas das sub-populações associada a combinação de sondas fluorescentes, havendo analogia entre parâmetros do sistema CASA e teste MITO.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRaca santa ines
dc.subjectSub-população espermática
dc.subjectCriopreservação do sêmen
dc.subjectAnálise computadorizada
dc.titleRanqueamento/agrupamento do sêmen congelado de carneiros da raça Santa Inês analisadas pelo sistema casa e sondas fluorescentes pela análise estatística multivariada.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroCarneiro
dc.subject.thesagroOvino
dc.subject.thesagroSêmen
dc.subject.thesagroCriopreservação
dc.subject.nalthesaurusAnimal production
riaa.ainfo.id1183378
riaa.ainfo.lastupdate2026-01-06
dc.contributor.institutionDANIEL BARTOLI DE SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; SONY DIMAS BICUDO, FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DE BOTUCATU; HYMERSON COSTA AZEVEDO, CPATC; MARCIANE DA SILVA MAIA, CPATSA.
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ranqueamentoa-grupamento-do-semen-congelado-de-carneiros-da-raca-Santa-Ines.pdf119,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace