Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183436
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGUIMARÃES, M. J. M.
dc.contributor.authorSIMOES, W. L.
dc.contributor.authorCOELHO FILHO, M. A.
dc.contributor.authorGOMES JÚNIOR, F. de A.
dc.date.accessioned2026-01-08T13:48:54Z-
dc.date.available2026-01-08T13:48:54Z-
dc.date.created2026-01-08
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO RECÔNCAVO DA BAHIA, 2.; SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA DA UFRB, 3.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRB, 3., 2009, Cruz das Almas. Evolução do conhecimento e o desenvolvimento social: [resumos...]. Cruz das Almas: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183436-
dc.descriptionO trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento do pinhão-manso (Jatropha curcas L.) sob condições de consórcio com girassol e amendoim. O experimento foi instalado na sede regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), no município de Cruz das Almas/BA, em junho de 2008, com término em dezembro. As mudas foram plantadas no mês de junho e, após 45 dias, se iniciaram os trabalhos de biometria. Os parâmetros avaliados foram: altura (cm), diâmetro do caule (cm) e número de folhas por planta. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com dois tratamentos, sendo estes os consócios pinhão manso com girassol e pinhão manso com amendoim, com doze repetições. As mudas de pinhão foram plantadas no espaçamento de 2 x 4m, amendoim 0,3 x 0,3m e girassol 0,5 x 0,8 m, com a distância de 0.8 m entre as culturas. As leituras foram realizadas em um intervalo de tempo de 14 dias durante sete semanas. Para medir a altura da planta utilizou-se uma fita métrica e para o diâmetro do tronco, medido a 0,10 m acima do solo, utilizou-se um paquímetro. Observouse que a curva de crescimento do pinhão manso consorciado com amendoim foi superior que quando consorciado com girassol. O pinhão consorciado com girassol, alcançou, em média, 0,64m de altura, 0,032m de diâmetro do caule e 64 folhas por plantas e consorciado com amendoim alcançou 0,84m de altura, 0,046m de diâmetro do caule e 137 folhas por planta. A diferença significativa entre os tratamentos pode estar associado ao sombreamento provocado pelo girassol, considerando que o pinhão estava na fase inicial de cultivo ou com processo de fixação biológica de nitrogênio do amendoim, que deixaria esse elemento mais disponível ao pinhão manso.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPinhão manso
dc.titleAnálise biométrica do pinhão manso (Jatropha curcas L.) consorciado com girassol e amendoim.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAmendoim
dc.subject.thesagroConsorciação de Cultura
dc.subject.thesagroBiocombustível
dc.subject.thesagroBiometria
dc.subject.thesagroGirassol
dc.subject.thesagroPlanta Oleaginosa
dc.subject.thesagroJatropha Curcas
dc.subject.nalthesaurusOilseed products
riaa.ainfo.id1183436
riaa.ainfo.lastupdate2026-01-08
dc.contributor.institutionMIGUEL JULIO MACHADO GUIMARÃES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF; FRANCISCO DE ASSIS GOMES JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANALISE-BIOMETRICA-DO-PINHAO-MANSO-Jatropha-curcas-L..pdf14,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace