Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183623
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCARVALHO, V.
dc.contributor.authorABREU, L. S. de
dc.contributor.authorALVES, V. E. L.
dc.date.accessioned2026-01-15T17:48:45Z-
dc.date.available2026-01-15T17:48:45Z-
dc.date.created2026-01-15
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: SEMANA DA DEMOGRAFIA, 3., 2025, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183623-
dc.descriptionResumo: Sistemas alimentares de produção orgânica inseridos em mercados alternativos têm ocupado espaço importante na agenda de pesquisas tanto de instituições nacionais, quanto internacionais e, expressa uma estratégia crucial de desenvolvimento rural sustentável, de fortalecimento da agroecologia e, de construções de políticas públicas. O objetivo do trabalho é identificar, mapear e caracterizar agricultura desenvolvida da região do Leste Paulista, com ênfase na agricultura familiar e com agricultores associados à ANC (Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região). O resultado visa contribuir para o estabelecimento de estratégias públicas de fortalecimento de ações em redes sociotécnicas de agroecologia e de promoção da agricultura familiar. A operacionalização da pesquisa ocorreu por meio da coleta e análise de dados e de informações de fontes secundárias. Também, foram realizadas entrevistas qualitativas com produtores de feiras de comercialização de alimentos orgânicos. Assim, foi caracterizada a situação da agricultura familiar do leste paulista, a diversidade de alimentos orgânicos. E apresentou os seguintes resultados principais: Identificação geográfica dos produtores, em destaque para os produtores familiares e orgânicos da região do Leste Paulista, através da apresentação de mapas e da caracterização da agricultura realizada através de dados do IBGE (2017). Assim, o levantamento das informações gerou conhecimentos preliminares sobre a situação agrícola e socioeconômica da agricultura familiar na região e apontou elementos da percepção dos produtores sobre as políticas públicas. Contudo, a pesquisa terá continuidade e um conjunto de entrevistas será conduzida com atores chaves da rede de agroecologia do Leste Paulista.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgroecologia
dc.subjectSistema orgânicos
dc.subjectSistemas alimentares
dc.titleMapeamento e caracterização da agricultura orgânica da região do Leste Paulista.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgricultura Orgânica
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.subject.thesagroPolíticas Públicas
dc.subject.nalthesaurusAgroecology
dc.subject.nalthesaurusOrganic production
dc.subject.nalthesaurusPublic policy
dc.subject.nalthesaurusFamily farms
dc.subject.nalthesaurusFarm surveys
dc.format.extent2p. 1-16.
riaa.ainfo.id1183623
riaa.ainfo.lastupdate2026-01-15
dc.contributor.institutionVICTOR CARVALHO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA; VICENTE EUDES LEMOS ALVES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Mapeamento-e-caracterizacao-da-agricultura-or-2025.pdf623,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace