Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANO, E. E.
dc.contributor.authorARAI, E.
dc.contributor.authorSHIMABUKURO, Y. E.
dc.contributor.authorSILVA, G. B. S. da
dc.contributor.authorSILVA, G. M. da
dc.date.accessioned2026-01-15T18:48:38Z-
dc.date.available2026-01-15T18:48:38Z-
dc.date.created2026-01-15
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 21., 2025, Salvador. Anais.
dc.identifier.isbn978-65-80968-29-9
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183630-
dc.descriptionEste artigo apresenta um novo método para mapear rapidamente a cobertura florestal na América do Sul utilizando imagens-fração derivadas dos dados do sensor Visible Infrared Imaging Radiometer Suite (VIIRS). Foram selecionadas séries temporais de 2012 a 2022 disponíveis na plataforma Google Earth Engine (GEE). As imagens-fração anuais foram geradas com base nos endmembers de frações de vegetação, solo e sombra. Uma técnica de limiarização foi aplicada a essas imagens, considerando que áreas florestadas normalmente exibem proporções medianas de vegetação e sombra e baixas proporções de solo, enquanto áreas não-florestadas geralmente apresentam baixas proporções de vegetação e sombra, e altas proporções de solo. Foi encontrado um total de 7.933.000 km2 de florestas na América do Sul, predominantemente no Brasil (54,4%) e na Colômbia (10,8%). O método proposto permite uma abordagem rápida de avaliação da cobertura florestal para análises globais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSensor
dc.subjectVisible Infrared Imaging Radiometer Suite
dc.subjectMapeamento
dc.subjectModelo linear
dc.subjectCobertura florestal
dc.subjectSensor Modis
dc.titleMapeamento expedito de cobertura florestal da América do Sul por meio de imagens-fração derivadas do sensor VIIRS.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSensoriamento Remoto
dc.subject.thesagroCobertura do Solo
dc.subject.thesagroCobertura Vegetal
dc.subject.thesagroUso da Terra
dc.subject.thesagroFloresta
dc.subject.thesagroReconhecimento Florestal
dc.subject.thesagroSolo Florestal
dc.description.notesSBSR.
riaa.ainfo.id1183630
riaa.ainfo.lastupdate2026-01-15
dc.contributor.institutionEDSON EYJI SANO, CPAC; EGIDIO ARAI, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS; YOSIO EDEMIR SHIMABUKURO, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS; GUSTAVO BAYMA SIQUEIRA DA SILVA, CNPMA; GABRIEL MÁXIMO DA SILVA, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mapeamento-expedito-de-cobertura-florestal-2025.pdf551,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace