Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183772
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCERQUEIRA, N. S. DE
dc.contributor.authorCARMO, F. DA S. do
dc.contributor.authorXAVIER, F. A. da S.
dc.contributor.authorSOUZA, L. D.
dc.date.accessioned2026-01-21T20:16:17Z-
dc.date.available2026-01-21T20:16:17Z-
dc.date.created2026-01-21
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 18., 2024. Inovação para a sustentabilidade agrícola. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2025. p. 17. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Eventos Técnicos & Científicos, 003).
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183772-
dc.descriptionAs variações da umidade, em relação ao gradiente de potencial da água no solo e a resistência do solo à penetração, estão correlacionadas e respondem pela drenagem e a capacidade de retenção de água disponível às plantas nos diversos ecossistemas. O que torna maior ou menor a dificuldade para que as raízes das plantas possam penetrar no solo, romper ou não a zona compactada ou coesa e melhorar a sua estrutura. A capacidade do solo para manter a água disponível às plantas em seus horizontes melhora o crescimento e a produtividade dos sistemas agrícolas. O gradiente de potencial da água no solo, que é o fator que move a água nos sistemas de poros, é fundamental para a sua dinâmica no solo e absorção pelas raízes. Os tensiômetros, tubos plásticos saturados com água e um vasilhame com mercúrio (Hg) no seu exterior, mobilizam a ascensão do Hg e ocasionam o vácuo no interior do tensiômetro, o que determina o potencial da água no solo e faz prevalecer a igualdade no potencial de ambos. A maior capacidade de retenção de água no solo facilita a penetração das raízes e o desenvolvimento das plantas. No entanto, essa umidade tem limites e não pode ocupar grande parte do espaço poroso e sufocar as raízes. Estabelecer essas relações é fundamental para o manejo mais eficiente e equilíbrio da relação solo – água nos diferentes ecossistemas do solo, pois propicia melhor distribuição da água ao longo do tempo. [...].
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleA umidade e o potencial da água no solo em relação à resistência à penetração das raízes
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.nalthesaurusSoilpor
riaa.ainfo.id1183772
riaa.ainfo.lastupdate2026-01-21
dc.contributor.institutionNICOLE SILVA DE CERQUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; FABIANA DA SILVA DO CARMO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; FRANCISCO ALISSON DA SILVA XAVIER, CNPMF; LAERCIO DUARTE SOUZA, CNPMF.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
ResumosSoltos-Anais-18-JornadaCientifica-2024-paginas-17.pdf67,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace