Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183813
Título: Desafios da estatística aplicada na análise dos efeitos da temperatura na toxicidade de microplásticos e cobre em organismosaquáticos.
Autor: LUIZ, A. J. B.
JONSSON, C. M.
QUEIROZ, J. F. de
ISHIKAWA, M. M.
CASTRO, V. L. S. S. de
Afiliación: ALFREDO JOSE BARRETO LUIZ, CNPMA; CLAUDIO MARTIN JONSSON, CNPMA; JULIO FERRAZ DE QUEIROZ, CNPMA; MARCIA MAYUMI ISHIKAWA, CNPMA; VERA LUCIA SCHERHOLZ SALGADO DE CASTRO, CNPMA.
Año: 2025
Referencia: In: REUNIÃO ANUAL DA REGIÃO BRASILEIRA DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE BIOMETRIA, 69., 2025, Vitória.Estatística e ciência de dados a serviço do desenvolvimento sustentável: livro de resumos. Vitória: RBras, UFES, 2025.
Páginas: p. 303.
Descripción: O trabalho apresenta situações em que a estatística aplicada enfrenta desafios para obedecer aos princípios básicos da experimentaçãodiante dos obstáculos do ambiente experimental. Apresentamos dois experimentos realizados como parte do projeto de pesquisa apoiado pelaFapesp (2023/14504-2) que visa avaliar os efeitos da mudança climática na toxicidade de microplásticos em peixes. Ecossistemas aquáticossofrem influência de fatores ambientais, como temperatura e exposição aos raios UV, e das atividades antrópicas, como compostos orgânicos einorgânicos, cuja interação pode produzir efeitos aditivos, sinérgicos ou antagônicos. Executar experimentos controlados que reproduzam essasinterações, possivelmente presentes no ambiente natural, encontra inúmeras dificuldades. No primeiro experimento foi utilizado o peixe zebra(Danio rerio) na fase embrio-larval, mantido sob três temperaturas em microplacas de 24 poços, submetidos a quatro tratamentos: controle; microplástico; cobre; e microplástico mais cobre. Como não é possível manter poços de uma microplaca em temperaturas diferentes, foi necessário repetir o experimento para cada uma das três e, depois, verificar a possibilidade da análise conjunta. Outro experimento, com tilápia (Oreochromis niloticus), realizado em aquários com 120 litros de água, testou o efeito de quatro doses de cobre mais o controle. A dificuldade foi a impossibilidade de recirculação da água e sua filtragem, pois interferiria na concentração do metal (causa de variação sob análise). Então, o experimento foi conduzido em sistema estático, com renovação frequente e parcial de água, o que exigiu análises recorrentes para medir as concentrações reais de cobre em cada aquário. São apresentados detalhes dos problemas e das abordagens adotadas.
Thesagro: Temperatura
Oreochromis Niloticus
NAL Thesaurus: Statistics
Danio rerio
Palabras clave: Ensino de estatística
Aleatoriedade
Repetição
Controle local
Análise conjunta de experimentos
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RA-LuizAJB-et-al-69RBras21SEAGRO-2025-p303.pdf153,04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace