Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183831
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, J. T. DA S.
dc.contributor.authorJUNGHANS, D. T.
dc.date.accessioned2026-01-23T13:49:03Z-
dc.date.available2026-01-23T13:49:03Z-
dc.date.created2026-01-23
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 18., 2024. Inovação para a sustentabilidade agrícola. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2025. p. 28. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Eventos Técnicos & Científicos, 003).
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1183831-
dc.descriptionO Brasil é um dos maiores produtores mundiais de abacaxi, com o predomínio a cultivar Pérola, que tem restrições no mercado internacional e é suscetível à fusariose (Fusarium guttiforme), maior limitação fitossanitária nos plantios brasileiros. Para enfrentar esses desafios, o Programa de Melhoramento Genético de Abacaxi da Embrapa Mandioca e Fruticultura deve lançar quatro novas cultivares (BRS Sol Bahia, BRS Diamante, BRS Real e BRS Soberano), que se somarão à outras existentes, todas resistentes à fusariose (BRS Imperial, BRS Vitória e BRS Ajubá). É fundamental para qualquer cultivo estabelecer um sistema de produção que reúna práticas para o desenvolvimento adequado da cultura. No caso do abacaxi, uma prática essencial é o tratamento de indução floral (TIF), que homogeneíza e antecipa a colheita dos frutos. Para cada cultivar de abacaxi existe correlação entre crescimento da planta, na indução floral, e o tamanho do fruto, na colheita. Essa correlação permite ao produtor identificar o momento para induzir seu plantio, a partir de uma amostragem nas plantas, para obter frutos com um tamanho adequado a sua comercialização. A correlação entre a planta e o fruto pode ser feita pelo peso ou comprimento da folha ‘D’, que é a folha de maior crescimento na planta e que se encontra em um ângulo de 45° em relação ao solo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleCorrelação entre a folha ‘D’ e o desenvolvimento do fruto de abacaxi cv. BRS Soberano.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAbacaxi
dc.subject.thesagroIndução
dc.subject.thesagroTaxa de Crescimento
dc.subject.nalthesaurusPineapples
dc.subject.nalthesaurusGene induction
dc.subject.nalthesaurusSpecific growth rate
riaa.ainfo.id1183831
riaa.ainfo.lastupdate2026-01-23
dc.contributor.institutionJOSÉ TIAGO DA SILVA OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; DAVI THEODORO JUNGHANS, CNPMF.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ResumosSoltos-Anais-18-JornadaCientifica-2024-paginas-28.pdf88,85 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace