Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1184024
Título: Validação científica de indicadores locais de serviços ambientais: abordagem para monitoramento da qualidade ambiental de sistemas agroflorestais de referência ao Programa Nacional de Florestas Produtivas.
Autoria: MATTOS, L. M. de
NUNES, F. H.
ARCO-VERDE, M. F.
ALMEIDA, E. N. de
GALIANO, M. W.
ANDRÉS, R. da S.
Afiliação: LUCIANO MANSOR DE MATTOS, CPAC; FÁBIO HENRIQUE NUNES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; MARCELO FRANCIA ARCO-VERDE, CNPF; EVERALDO NASCIMENTO DE ALMEIDA, CPATU; MARINA WALDER GALIANO, INSTITUTO DE MANEJO E CERTIFICAÇÃO FLORESTAL E AGRÍCOLA; RENATA DA SILVA ANDRÉS, INSTITUTO DE MANEJO E CERTIFICAÇÃO FLORESTAL E AGRÍCOLA.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 13., 2025, Juazeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Agroecologia, 2025.
Conteúdo: O Programa Nacional Florestas Produtivas (PNFP) tem a finalidade de recuperação de áreas alteradas e degradadas para fins produtivos, com vistas à adequação e à regularização ambiental e à ampliação da capacidade de produção de alimentos da agricultura familiar. O presente relato traz resultados de oficina participativa realizada no âmbito do mesmo programa, em que se aplicou a metodologia de validação científica de indicadores locais de serviços ambientais. A partir do conhecimento empírico da agricultura familiar, a oficina categorizou indicadores locais com validade cientíifca (SIM), com validade cientíifca sob condições (SSC), sem validade científica (NÃO) e sem informação científica que se tornam objeto potencial de pesquisa (P&D). Os resultados demonstram que há conhecimento com validade científica entre os membros da agricultura familiar que pode ser aproveitado para o monitoramento da qualidade ambiental de sistemas de produção em processos coletivos de transição agroflorestal.
Thesagro: Políticas Públicas
Agricultura Familiar
Palavras-chave: Transição agroecológica
Serviços ecossistêmicos
Notas: Título em inglês: Scientific validation of environmental services local indicators: an approach for monitoring the environmental quality of agroforestry systems as a reference for the Productive Forests National Program.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Validacao-Cientifica.pdf404,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace