Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1184044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, T. N. da S. do
dc.contributor.authorLIMA, D. O.
dc.contributor.authorCAMPOS, F. S.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. M.
dc.contributor.authorARAUJO, G. G. L. de
dc.contributor.authorARAÚJO, C. de A.
dc.date.accessioned2026-01-30T17:50:38Z-
dc.date.available2026-01-30T17:50:38Z-
dc.date.created2026-01-30
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 34., 2025, Salvador. Soluções para um futuro sustentável: anais [...]. Salvador: SBZ, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1184044-
dc.descriptionA silagem de capim Xaraés, pode apresentar limitações durante a ensilagem e degradabilidade ruminal. Logo, o uso de aditivos, a exemplo da torta de algodão, tem sido considerada uma alternativa estratégica para melhorar o valor nutricional das forragens conservadas. Deste modo, foram avaliados quatro níveis de inclusão de torta de algodão (0, 7, 14 e 21%), com base na matéria natural, na ensilagem do capim Xaraés. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e cinco repetições, totalizando 20 unidades experimentais. O experimento foi conduzido utilizando dois bovinos da raça Sindi, fistulados no rúmen e com peso corporal médio de 450 ± 30 kg. As amostras das silagens foram previamente desidratadas a 55°C por 72 horas, moídas em moinhos tipo Wiley com peneiradas de crivo de 2 mm. Porções de 2,00 g foram acondicionadas em sacos de náilon e incubadas no rúmen por períodos de 0, 2, 4, 6, 12, 24, 48, 72 e 96 horas. Após a incubação, os resíduos foram lavados, secos e pesados para quantificação da perda de matéria seca. Com base nos dados obtidos, foram estimados os parâmetros cinéticos de degradação, incluindo a fração solúvel, a fração potencialmente degradável, a taxa de degradação e a degradabilidade potencial. A degradabilidade efetiva (DE) da matéria seca foi calculada utilizando diferentes taxas de passagem ruminal simuladas de 2 e 8% por hora. Os dados foram analisados utilizando Software SAS submetidos à análise de variância e regressão ao nível de 5% de probabilidade. A fração solúvel aumentou (P< 0,001) com um aumento de 15,82 quando incluído 21% da torta de algodão. A fração potencialmente degradável apresentou um ponto de máxima (P=0,011) de 41,91% com a inclusão de 14% de torta de algodão. A fração não degradável reduziu (P< 0,001) com a inclusão da torta de algodão em 13,11%. A degradabilidade potencial aumentou (P< 0,001) em 25,05% com a inclusão de 21% de torta de algodão quando comparado a silagem sem torta de algodão. A degradabilidade efetiva a 2% apresentou uma redução (P< 0,001) com a inclusão do torta de algodão enquanto a degradabilidade a 8% aumentou (P=0,046) alcançando 41,76% de degradabilidade efetiva com a inclusão de 21% de torta de algodão. Dessa forma, a inclusão de torta de algodão na ensilagem de capim Xaraés promove melhorias na degradabilidade ruminal da matéria seca, tornando o aproveitamento da silagem mista mais eficiente do ponto de vista nutricional.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSilagem mista
dc.subjectFração solúvel
dc.subjectTaxa de passagem
dc.subjectTorta de algodão
dc.subjectCapim Xaraés
dc.titleDegradabilidade ruminal in situ da matéria seca de silagem de capim Xaraés (Urochloa brizantha) aditivada com torta de algodão.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroPastagem Mista
dc.subject.thesagroMatéria Seca
dc.subject.nalthesaurusPastures
dc.subject.nalthesaurusUrochloa brizantha
dc.format.extent2p. 751.
riaa.ainfo.id1184044
riaa.ainfo.lastupdate2026-01-30
dc.contributor.institutionTHAIS NAZÁRIO DA SILVA DO NASCIMENTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; DENESON OLIVEIRA LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; FLEMING SENA CAMPOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; LEYDIMARA MEDRADO OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; CLEYTON DE ALMEIDA ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace