Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1184142
Título: Avaliação do sinergismo de derivados semissintéticos do dilapiol combinado com inseticida Cielo contra adultos de Aedes aegypti (Linnaeus, 1762).
Autoria: PINTO, A. C. da S.
SALES, D. V.
CHAVES, F. C. M.
MEDEIROS, E. do V. da S.
Afiliação: ANA CRISTINA DA S. PINTO, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA; DIANA V. SALES, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA; FRANCISCO CELIO MAIA CHAVES, CPAA; EUNICE DO V. DA S. MEDEIROS, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ÓLEO ESSENCIAIS, 12., 2025, Manaus. Anais [...]. Manaus: Infobibos, 2025.
Conteúdo: O mosquito Aedes aegypti desenvolve-se facilmente no meio urbano, com ciclo de vida de ovo, larva, pupa e adultos. Em 2024 o Brasil enfrentou grave epidemia de dengue, com aumento expressivo nos óbitos. A incidência de dengue no Brasil foi de 3.221,7/100 mil habitantes, muito acima do limite de 300/100 mil estabelecido pela OMS como indicativo de epidemia. A Vigilância de Arboviroses da Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde (CGARB/SVS/MS), identificou resistências de A. aegypti em todo o país (1). Um método alternativo para o controle do mosquito, são inseticidas de origem vegetal, entre eles a espécie Piper aduncum L., que tem o dilapiol como substância majoritária e que apresenta ação ovicida, larvicida e inseticida contra A. aegypti (2,3,4).
Thesagro: Mosquito
NAL Thesaurus: Aedes aegypti
Palavras-chave: Dilapiol
Aldeído dilapiol
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo12sboe-0090.pdf216,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace