Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1184199
Título: Desenvolvimento inicial da lichieira no Estado do Piauí.
Autoria: VASCONCELOS, L. F. L.
SOUSA, C. A. F. de
VELOSO, M. E. da C.
Afiliação: LUCIO FLAVO LOPES VASCONCELOS, CPAMN; CARLOS ANTONIO FERREIRA DE SOUSA, CPAMN; MARCOS EMANUEL DA COSTA VELOSO, CPAMN.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: SBF, 2010. 1 CD-ROM.
Conteúdo: Originária da China, a lichieira (Litchi chinensis Sonn.) é uma árvore que pode atingir 12 m de altura. Pertence à família Sapindaceae, da qual fazem parte também o guaraná, pitomba, rambutã e longan. Foi introduzida no Brasil em 1810, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, sendo inicialmente utilizada como planta ornamental (GOMES, 1980). Seus frutos são ricos em vitaminas e minerais, têm sabor agradável e possuem alto valor econômico (MARTINS et al., 2001). A produção comercial de lichia no Brasil teve início nos anos 1970, no Estado de São Paulo (MACHADO FILHO; KAVATI, 2001). Atualmente, a região Nordeste do Brasil é uma das grandes produtoras e exportadoras de frutos do País, sendo que essa produção se concentra em poucas espécies, gerando excesso de oferta em determinadas épocas do ano. Uma forma de contornar esse problema é a diversificação da produção com a introdução de fruteiras exóticas como a lichia, que por apresentar alto valor de mercado pode ser uma alternativa viável e lucrativa. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento inicial de sete cultivares de lichieira nas condições edafoclimáticas do Estado do Piauí.
Thesagro: Litchi Chinensis
Variedade
Plantio
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesenvolvimentoInicialLichieiraEstadoPiaui.pdf44,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace