Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1184526
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorANJOS, S. S. N. dos
dc.date.accessioned2026-02-21T08:45:12Z-
dc.date.available2026-02-21T08:45:12Z-
dc.date.created2026-02-20
dc.date.issued2024
dc.identifier.citation2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1184526-
dc.descriptionPara uma população mundial em crescimento e com previsão de 9 bilhões de pessoas até 2050, a disponibilidade de alimentos a todos é um dos grandes desafios da (Food and Agriculture Organization), sendo o alvo do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS 2), “Fome zero e agricultura sustentável”. A aquicultura é um segmento pecuário considerada pela FAO a alternativa de alto valor agregado para a promoção da segurança alimentar por meio do aumento da oferta de proteína à população mundial. No entanto, 70% do custo de manejo em aquicultura decorre de custos na ração, particularmente pela sazonalidade e flutuação de preços da farinha de peixe, um dos ingredientes principais. No Brasil, seu substituto é o farelo de soja pela disponibilidade, mas contém fatores antinutricionais, baixa digestibilidade e baixa palatabilidade. Microalgas são microrganismos cultiváveis em diferentes meios e condições ambientais cujas biomassas possivelmente são competitivas nutricionalmente para substituir farinha de peixe e farelo de soja. O objetivo geral desta tese é estimar o valor econômico e financeiro da biomassa de Chlorella sorokiniana e avaliar a competitividade da biomassa algal em formulação hipotética de ração para camarão-branco-do-Pacífico (Penaeus vannamei). Esta tese apresenta resultados de aplicação de metodologias de estudo de futuro que caracterizam o tema em estudo e que subsidiaram a avaliação financeira, que evidenciaram a inviabilidade do uso da biomassa no momento presente. Em contraponto, a biomassa é competitiva pelo seu teor nutricional e potencial para, em longo prazo, se tornar uma alternativa ao farelo de soja e compor formulações de rações substituindo até 40% da farinha de peixe, além de ser incluído ações de mitigação das mudanças climáticas e de garantia da segurança alimentar. A falta de viabilidade no estágio atual de desenvolvimento da cepa avaliada pode ser suplantada com o investimento em aumento de escala de cultivo e na formação de profissionais especializados para atuação em escala industrial de cultivo e processamento da biomassa.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAnálise econômica e de mercado de microalgas para alimentação em aquicultura: uso de biomassa de Chlorella sorokiniana em formulação hipotética de dieta para camarão-branco-do-Pacífico (Penaeus vannamei).
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroAgricultura
dc.subject.thesagroMicroalga
dc.subject.thesagroContabilidade
dc.subject.thesagroEconomia Agrícola
dc.description.notesTese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade de Brasília. Coorientadora: Letícia Jungmann Cançado.
dc.format.extent2158 f.
riaa.ainfo.id1184526
riaa.ainfo.lastupdate2026-02-20
dc.contributor.institutionSERGIO SARAIVA NAZARENO DOS ANJOS, CNPAE.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CNPAE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Analise-economica-e-de-mercado.pdf2,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace