Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1185069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRIBEIRO, C. G. S.
dc.contributor.authorGAMA, M. A. S. da
dc.contributor.authorSTUMPF, M. T.
dc.contributor.authorALMEIDA, M. M. de
dc.contributor.authorSILVA, L. R.
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.date.accessioned2026-03-05T17:52:50Z-
dc.date.available2026-03-05T17:52:50Z-
dc.date.created2026-03-05
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém, PA. O desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1185069-
dc.descriptionEste trabalho teve por objetivo avaliar os índices de aterogenicidade (IA) e trombogenicidade (IT) da gordura do leite de doze vacas primíparas da raça Holandês, alimentadas com dietas à base de capim-elefante com diferentes níveis de óleo de girassol (OG) adicionado ao concentrado. As vacas foram distribuídas em três quadrados latinos 4 x 4 e receberam um dos seguintes tratamentos, correspondentes ao nível de OG (%) na matéria seca da dieta: 0% (Controle); 1,5%; 3,0% e 4,5% de OG. O aumento do nível de OG na dieta reduziu linearmente (P<0,0001) o IA e o IT do leite. As equações de regressão mostraram reduções lineares de 0,26 (ŷ = 2,420 – 0,256*IA; r2 = 0,84) e 0,10 (ŷ = 1,624 – 0,102*IT; r2 = 0,82) unidades nos valores de IA e IT, respectivamente, para cada 1% de incremento na concentração de OG na MS da dieta. Os valores de IA e IT foram associados (P<0,0001) positivamente com as concentrações de ácidos graxos (AG) saturados (r = 0,96 e 0,97, respectivamente) e negativamente (P<0,001) com as de AG mono (r = - 0,98 e - 0,97, respectivamente) e poli-insaturados (r = - 0,73 e - 0,86, respectivamente) na gordura do leite. A inclusão de níveis crescentes de OG em dietas completas à base de capim-elefante reduziu progressivamente os IA e IT do leite, o que pode ser benéfico à saúde humana.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleÍndices de aterogenicidade e trombogenicidade da gordura do leite de vacas consumindo dietas à base de capim-elefante contendo níveis crescentes de óleo de girassol.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroForrageira Tropical
dc.subject.thesagroÁcido Graxo
dc.subject.thesagroÓleo Vegetal
dc.subject.thesagroGado Leiteiro
dc.subject.thesagroVaca Leiteira
riaa.ainfo.id1185069
riaa.ainfo.lastupdate2026-03-05
dc.contributor.institutionCARLOS GUSTAVO SANTOS RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; MARCO ANTONIO SUNDFELD DA GAMA, CNPGL; MARCELO TEMPEL STUMPF, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; MARIANA MACEDO DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; LUCIANA RIBEIRO SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Indices-de-aterogenicidade-e-trombogenicidade-da-gordura-do-leite.pdf142,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace