Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1185151
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorVELOSO, M. E. da C.
dc.contributor.authorBLANCO, F. F.
dc.contributor.authorVASCONCELOS, L. F. L.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. de S.
dc.contributor.authorRIBEIRO, E. A. de S.
dc.date.accessioned2026-03-06T18:59:33Z-
dc.date.available2026-03-06T18:59:33Z-
dc.date.created2026-03-06
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO TÉCNICO CIENTÍFICO DA ENGENHARIA E AGRONOMIA, 2014, Teresina. Anais... Teresina: CONFEA, 2014.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1185151-
dc.descriptionO pinhão-manso é uma planta em fase de domesticação. É uma oleaginosa promissora para o fornecimento de matéria prima para o biodiesel. Entretanto, as pesquisas com essa Euforbiácea são poucas no Estado do Piauí, e não existem trabalhos com manejo de irrigação para a otimização da lâmina de irrigação, utilizando sistemas poupadores de água. O objetivo deste trabalho é o de determinar a lamina de água para irrigação de pinhão-manso em função das frações da evaporação de referência (ETo) que maximize a produtividade da cultura, no município de Teresina, PI. O experimento foi conduzido na área experimental da Embrapa Meio-Norte, no período de maio a outubro de 2012. Utilizou-se o delineamento estatístico de blocos ao acaso, com quatro repetições e seis tratamentos (0,25, 0,50, 0,75, 1,00, 1,25 e 1,50 da ETo), sob irrigação localizada. A área útil foi composta por 16 plantas, espaçadas de 2,0x2,0m. A ETo foi estimada pelo método de Penman-Monteith FAO. Realizaram-se duas colheitas: 14 de setembro e 23 de outubro de 2012. A máxima produtividade de sementes de pinhão-manso a 8% de teor de água foi de 1.834 kg ha-1 obtida com a lâmina de irrigação de 888 mm.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectManejo de irrigação
dc.subjectPinhão-manso
dc.subjectAgroenergia
dc.titleLâmina de água para irrigação de pinhão manso em Teresina, PI.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBiocombustível
dc.subject.thesagroSistema de Irrigação
dc.subject.thesagroEvaporação
dc.subject.thesagroJatropha Curcas
dc.subject.nalthesaurusBiodiesel
dc.subject.nalthesaurusJatropha
dc.subject.nalthesaurusIrrigation management
dc.subject.nalthesaurusBiofuels
riaa.ainfo.id1185151
riaa.ainfo.lastupdate2026-03-06
dc.contributor.institutionMARCOS EMANUEL DA COSTA VELOSO, CPAMN; FLAVIO FAVARO BLANCO, CPAMN; LUCIO FLAVO LOPES VASCONCELOS, CPAMN; LUCAS DE SOUSA OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI; EDGAR AUGUSTO DE SOUSA RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LaminaAguaIrrigacaoPinhaoMansoTeresina.pdf272,77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace