Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1186085
Título: Avaliação da fertilidade do solo na Ilha do Marajó, estado do Pará.
Autor: VELOSO, C. A. C.
CARVALHO, E. J. M.
SILVA, A. R.
SILVEIRA FILHO, A.
OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
OLIVEIRA JUNIOR, M. C. M. de
Afiliación: CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CNPMS; AUSTRELINO SILVEIRA FILHO, CPATU; RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR, CPATU; MOISES CORDEIRO MOURAO DE OLIVEIRA JUNIOR, CPATU.
Año: 2026
Referencia: Observatório de la Economía Latinoamericana, v. 24, n. 1, e13035, 2026.
Descripción: O conhecimento da fertilidade do solo é um fator de grande relevância pois visa à utilização racional de formulações de adubos e corretivos, possíveis recomendações para a correção e subsidiar o manejo sustentável O presente trabalho objetivou avaliar o nível de fertilidade do solo no Município de Salvaterra-PA (Ilha do Marajó), em uma propriedade agrícola familiar do Projeto Sustentabilidade Produtiva e Ambiental da Pecuária Leiteira Bubalina na Ilha do Marajó. Para a realização desse estudo as áreas foram divididas em 10 glebas ou piquetes, denominados ao longo do trabalho de P1, P2,P3, P4, P5, P6, P7; P8, P9 e P10, contém o plano de plantio de capineiras que foram aplicadas calcário e adubação fosfatada, comparadas com área natural e um piquete sem aplicação de insumos agrícolas. Os solos dos cultivos em estudo apresentaram teores de pH, Al2+, P, Ca2+, Mg2+, H+, Al, SB, V%, N e MO abaixo dos valores ideais para manejo adequado das culturas. Os sistemas em cultivo nas áreas provocam alterações significativas na fertilidade do solo. As modificações podem estar ligadas às práticas de manejo do solo das culturas em estudo. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos atributos da fertilidade do solo se encontra em níveis de baixo a médio requerendo adubação e correção.
Thesagro: Adubação
Corretivo
Nutriente
Palabras clave: Atributo químico
ISSN: 1696-8352.
DOI: https://doi.org/10.55905/oelv24n1-167
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-da-fertilidade-do-solo.pdf564,04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace