Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1186639
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMOREIRA, R. T.
dc.contributor.authorVIEIRA, D. M.
dc.contributor.authorBIASOTO, A. C. T.
dc.contributor.authorRYBKA, A. C. P.
dc.contributor.authorFIGUEIRÊDO NETO, A.
dc.contributor.authorFREITAS, S. T. de
dc.date.accessioned2026-05-06T18:48:40Z-
dc.date.available2026-05-06T18:48:40Z-
dc.date.created2026-05-06
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 11., 2015, Campinas. Ciência de alimentos: Qualidade de vida e envelhecimento saudável. Campinas: Unicamp, 2015.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1186639-
dc.descriptionNo Brasil, a produção de uvas de mesa é bastante diversificada, incluindo uvas finas com semente e apirênicas, sendo a produção destas concentrada no pólo exportador Petrolina-Juazeiro, localizado no Submédio do Vale do São Francisco. A ‘BRS Isis’ é uma nova cultivar de uva de mesa sem sementes, desenvolvida pela Embrapa, que tem demonstrado boa adaptação as condições climáticas da região, alta produtividade e qualidade satisfatória dos frutos. O objetivo deste trabalho foi testar a cultivar BRS Isis para o desenvolvimento de uva passa, com vistas a gerar uma alternativa de renda para os produtores no Submédio do Vale do São Francisco. As passas foram obtidas através da secagem em secador de bandeja, realizada a 60°C até que a atividade de água das uvas atingisse o valor de 0,4, conduzindo-se quatro repetições de secagem. Para a caracterização da qualidade das uvas passas foram realizadas as análise de acidez total, sólidos solúveis, umidade, firmeza, utilizando Texturômetro TA-XT Plus Texture Analyser e cor, com leitura dos parâmetros luminosidade (L*), cromaticidade (C*) e ângulo hue (H), através de um colorímetro digital modelo Minolta CR-400. As uvas passas apresentaram 18,2% de umidade, apresentando-se de acordo com a legislação vigente, relação de solido solúveis e acidez (SST/AT) foi de 20,08, valor superior ao encontrado na literatura para esse tipo de produto, firmeza de 0,076g quando submetida a compressão. Com relação a cor, o valor do croma (C*) foi de 8,94 característico de um brilho intenso, a luminosidade (L*) de 26,7, indicando a cor escura e ângulo Hue de 28,55 caracterizando a uva passa como avermelhada. Diante dos resultados obtidos neste trabalho, podemos concluir que a variedade ‘BRS Isis’ apresenta boas caraterísticas físico-químicas para a produção de uva passa na região do Submédio do Vale do São Francisco.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectUva passa
dc.subjectVariedade BRS Isis
dc.subjectUva de mesa
dc.subjectUva sem sementes
dc.titleDesenvolvimento de uva passa a partir da variedade BRS Isis.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.nalthesaurusSeedless varieties
dc.subject.nalthesaurusGrapes
riaa.ainfo.id1186639
riaa.ainfo.lastupdate2026-05-06
dc.contributor.institutionR. T. MOREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA; D. M. VIEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA; ALINE TELLES BIASOTO MARQUES, CPATSA; ANA CECILIA POLONI RYBKA, CPATSA; ACÁCIO FIGUEIRÊDO NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; SERGIO TONETTO DE FREITAS, CPATSA.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Desenvolvimento-de-uva-passa-a-partir-da-variedade-brs-isis.pdf118,51 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace