Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1187166
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorDIAS, M. C.
dc.contributor.authorCARDOSO, T. F.
dc.contributor.authorBRUSCADIN, J. J.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, P. S. N. de
dc.contributor.authorZERLOTINI NETO, A.
dc.contributor.authorMOURÃO, G. B.
dc.contributor.authorCOUTINHO, L. L.
dc.contributor.authorREGITANO, L. C. de A.
dc.date.accessioned2026-05-27T18:48:58Z-
dc.date.available2026-05-27T18:48:58Z-
dc.date.created2026-05-27
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA DE SÃO CARLOS, 17., 2025, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: 2025. p. 48.
dc.identifier.issn2966-0289
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1187166-
dc.descriptionOs bovinos da raça Nelore (Bos indicus) são de grande importância para o agronegócio brasileiro por apresentarem uma boa adaptabilidade ao clima tropical. O estudo fenotípico destes animais possibilita uma maior eficiência na seleção artificial de espécimes com características vantajosas dos pontos de vista agropecuário e sustentável. Os fenótipos dos bovinos são definidos por uma rede complexa de interações que impactam na expressão gênica, sendo o microRNA (ou miRNA) uma das moléculas centrais. Este estudo visa analisar o perfil de expressão dos miRNAs nos tecidos do músculo e do fígado de 52 bovinos Nelore e, associá-lo com quatro fenótipos: área de olho de lombo (AOL), consumo alimentar residual (CAR), espessura de gordura externa entre a 11ª e 12ª costela (EGAOL) e emissão de metano residual (RME). As amostras de músculo e fígado foram coletadas e processadas para a extração de RNA total, passando, posteriormente, por um sequenciamento de miRNA single-end de 42 pb. As sequências de miRNA obtidas foram submetidas a controle de qualidade por FastQC e MultiQC, mapeamento e identificação por miRDeep2 com dados do miRBase, filtragem e normalização, e remoção de miRNAs presentes em menos de 20% das amostras. Ao fim destas etapas, prevaleceram 454 e 442 miRNAs de músculo e fígado, respectivamente, para uso na análise de correlação com os fenótipos de interesse. A correlação foi realizada por meio do método WGCNA, que cria módulos dos miRNAs e tenta correlacionar positiva ou negativamente a presença destes módulos com os fenótipos. Os miRNAs do músculo foram divididos em três módulos e os do fígado em quatro, mas, em ambos os tecidos, os resultados não evidenciaram qualquer associação estatisticamente significativa entre os módulos e uma característica fenotípica específica, o que pode indicar que nesta população os microRNAs não possuem um impacto direto mensurável no fenótipo, provavelmente por não afetarem significativamente a expressão de genes relacionados aos fenótipos estudados.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Pecuária Sudeste. Eventos Técnicos & Científicos, 4)
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMicroRNAs
dc.subjectBioinformática
dc.subjectWGCNA
dc.titleExpressão de microRNAs no fígado e no músculo de Bos indicus: análise de redes co-expressas (WGCNA) e correlações com fenótipos produtivos.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBos Indicus
dc.subject.thesagroFenótipo
dc.subject.thesagroPecuária
dc.subject.thesagroFígado
dc.subject.thesagroMúsculo
dc.description.notesFinanciamento: FAPESP e CNPq | PIBIC/PIBIT (163140/2024-3)
riaa.ainfo.id1187166
riaa.ainfo.lastupdate2026-05-27
dc.contributor.institutionMARINA CERQUEIRA DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; TAINÃ FIGUEIREDO CARDOSO, FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO; JENNIFER JESSICA BRUSCADIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; PRISCILA SILVA NEUBERN DE OLIVEIRA, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO; ADHEMAR ZERLOTINI NETO, CNPTIA; GERSON BARRETO MOURÃO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; LUIZ LEHMANN COUTINHO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPPSE)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace