Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1187179
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLOUREIRO, V. G.
dc.contributor.authorSILVESTRIN, L. G.
dc.contributor.authorNUNES, T. E.
dc.contributor.authorBIAGIONI, J. R. M.
dc.contributor.authorGIGLIO, L. C.
dc.contributor.authorPASQUINI NETO, R.
dc.contributor.authorBUENO, J. O. de A.
dc.contributor.authorROCHA, D. S. da
dc.contributor.authorPEZZOPANE, J. R. M.
dc.date.accessioned2026-05-28T12:49:15Z-
dc.date.available2026-05-28T12:49:15Z-
dc.date.created2026-05-28
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA DE SÃO CARLOS, 17., 2025, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP: 2025. p. 58.
dc.identifier.issn2966-0289
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1187179-
dc.descriptionA reflectância espectral, obtida através de índices de vegetação, permite avaliar a qualidade e o estado da vegetação em diferentes condições ambientais e de manejo. Neste contexto, diferentes tipos de tratamento que envolvem a produção animal em pastagens podem apresentar reflectâncias distintas. Desse modo, o trabalho teve como objetivo avaliar as variações dos indices Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) e do Normalized Difference Red Edge Index (NDRE) obtidos por uma Aeronave Remotamente Pilotada (RPA) em um período de 4 meses (fevereiro, março, abril e junho de 2025) em dois sistemas de produção de bovinos a pasto, sendo eles: Pastagem irrigada de Megathyrsus Maximus com manejo intensivo e com alta lotação, seguido por uma sobressemeadura de Avena byzantina cv. São Carlos e Lolium Multiflorum cv. BRS (IAL) e Pastagem de sequeiro de Megathyrsus Maximus com manejo intensivo e alta lotação (SAL).As imagens foram adquiridas por meio de uma RPA Matrice 210 (DJI), equipado com a câmera espectral AGX (Sentera), as imagens foram processadas para a extração das bandas espectrais por meio do software Pix4Dmapper. O índice foi calculado por meio da ferramenta “estatísticas zonais”, no software Qgis, onde foram extraídas 12 parcelas amostrais sendo 8 m² (IAL) e 6,5 m² (SAL), estes dados foram transferidos à uma planilha no Excel, para a extração dos índices espectrais. O modelo estatístico considerou os sistemas, meses e a interação sistema × meses como efeitos fixos, e as médias foram submetidas à análise de variância e comparação pelo teste de Fisher a 5%, utilizando o PROC MIXED do SAS. Como resultado é possível perceber que houve significância entre a interação tratamento × meses nos índices de NDVI e NDRE (P<0,001). Na média, ambos os valores de NDVI e NDRE foram superiores para o IAL, com valores de 0,78a e 0,27a, respectivamente, enquanto o SAL apresentou valores de 0,73b e 0,25b, respectivamente. Em relação aos meses, podemos perceber que os índices NDVI e NDRE apresentaram comportamentos similares em ambos os tratamentos, sendo o mês de fevereiro superior, seguido por abril, março e por fim, junho, o qual apresentou os menores valores. Com isso é possível inferir que a interação entre os meses e o tipo de tratamento afetam o NDVI e NDRE da pastagem, ao analisarmos os dados em conjunto ao teste de Fisher é possível afirmar que existe um maior NDVI e NDRE nas áreas do IAL do que na área SAL, isso se deve ao fato da irrigação e da sobressemeadura presente na área IAL, a irrigação aumenta o vigor da pastagem por melhorar as condições do ambiente, já a sobressemeadura aumenta a densidade de plantas na área, por sua vez elevando o NDVI e o NDRE.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Pecuária Sudeste. Eventos Técnicos & Científicos, 4)
dc.rightsopenAccess
dc.subjectNDVI
dc.subjectNDRE
dc.titleAnálise do vigor da pastagem (Megathyrsus maximus), por meio dos índices NDVI e NDRE.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroQualidade
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroSensoriamento Remoto
dc.subject.thesagroAgricultura de Precisão
riaa.ainfo.id1187179
riaa.ainfo.lastupdate2026-05-28
dc.contributor.institutionVINICIUS GOLDMANN LOUREIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; LUIZ GUILHERME SILVESTRIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; TALLES EDUARDO NUNES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; JOÃO RENATO MARCILI BIAGIONI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; LUIZA CAMPOS GIGLIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; ROLANDO PASQUINI NETO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; JOSÉ OTÁVIO DE ALMEIDA BUENO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; DANILO SERRA DA ROCHA, CPPSE; JOSE RICARDO MACEDO PEZZOPANE, CPPSE.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025-cppse-anais-17-dsr-analise-vigor-pastagem-meio-indices-ndvi-ndre-p-58.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace