Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1187376
Título: Variabilidade espacial de atributos do solo em área de ocorrência natural de castanheira (Bertholletia excelsa) na Amazônia Meridional: Mato Grosso.
Autoria: OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
MAGALHÃES, C. A. de S.
SANTOS, D. B. dos
COSTA, P. da
GUEDES, M. C.
MELEM JUNIOR, N. J.
Afiliação: RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR, CPATU; CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES, CNPMS; DARLISSON BENTES DOS SANTOS; PATRICIA DA COSTA, CNPMA; MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP; NAGIB JORGE MELEM JUNIOR, CPAF-AP.
Ano de publicação: 2026
Referência: Revista RGE Interdisciplinar, v. 17, n. 6, p. 1-27, 2026.
Conteúdo: A castanheira-da-amazônia (Bertholletia excelsa Bonp.) é uma espécie-chave nos ecossistemas florestais tropicais, cuja produtividade e distribuição estão associadas às condições edáficas. Este estudo teve como objetivo caracterizar a fertilidade do solo e analisar a estrutura espacial de atributos químicos e físicos em área de ocorrência natural da espécie no município de Itaúba, Mato Grosso, Amazônia meridional. Foram coletadas amostras de solo em 60 pontos distribuídos em malha sistemática, com determinação de atributos químicos (Al³⁺, H+Al, Ca, Mg, K, P, Na, Fe, Mn e Cu), carbono do solo, fração argilosa e densidade do solo. A variabilidade espacial foi avaliada por meio de análise geoestatística, incluindo modelagem variográfica e interpolação por krigagem ordinária. Os resultados indicaram solos fortemente ácidos, com baixa saturação por bases e elevada saturação por alumínio, características típicas de ambientes altamente intemperizados. A maioria dos atributos apresentou dependência espacial fraca, evidenciando elevada micro-heterogeneidade em escala local, enquanto a fração argilosa e o cobre apresentaram dependência espacial moderada, indicando maior organização estrutural. A análise de tendência espacial revelou gradientes de baixa intensidade para atributos relacionados à acidez do solo. Os mapas de krigagem evidenciaram a formação de mosaicos edáficos intra-área, com variação espacial na disponibilidade de água e nutrientes. De forma integrada, os resultados demonstram que a organização espacial da fertilidade do solo constitui fator determinante para o funcionamento ecológico de populações naturais de Bertholletia excelsa, destacando a importância de abordagens espaciais para estudos edáficos e para o planejamento de estratégias de manejo e conservação na Amazônia meridional.
Thesagro: Fertilidade do Solo
Química do Solo
Física do Solo
NAL Thesaurus: Kriging
Palavras-chave: Heterogeneidade edáfica
Krigagem
Variograma
Castanheira-da-amazônia
Variação espacial
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.56238/revgeov17n6-009
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
revgeov17n6-009.pdf912,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace