Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1189133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorANDRADE, I. M. M. de
dc.contributor.authorRABELO, A. dos S.
dc.contributor.authorRIBEIRO, P. R. de A.
dc.contributor.authorFERNANDES JUNIOR, P. I.
dc.date.accessioned2026-08-12T18:41:37Z-
dc.date.available2026-08-12T18:41:37Z-
dc.date.created2026-08-12
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 18., 2024, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1189133-
dc.descriptionFeijão-guandu (Cajanus cajan (L.) Millsp.) é uma leguminosa rica em proteína, utilizada na alimentação humana, forragem, condicionamento do solo, e adubação verde. Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência simbiótica de rizóbios em feijão-guandu a partir de rizóbios isolados de nódulos de Erythrina velutina (mulungu) e feijão- bravo-do-ceará (Canavalia brasiliensis). O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em condições gnotobióticas, na Embrapa Semiárido, em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Foram avaliadas 54 estirpes de Bradyrhizobium spp., a estirpe referência B. elkani BR 2003, e dois tratamentos não inoculados sem nitrogênio (N), e outro com N mineral. Para a produção dos inoculantes, as bactérias foram crescidas em meio YM e realizado o ajuste da densidade óptica OD600 para 0,2. O experimento foi conduzido em vasos de poliestireno (500 mL) desinfectados e preenchidos com areia autoclavada. Antes da semeadura, as sementes de feijão guandu (cv. Petrolina), foram desinfectadas superficialmente e semeadas quatro sementes por vaso. Nos tratamentos inoculados, cada semente recebeu 1 mL do inóculo. Aos 10 dias após a semeadura (DAS) foi realizado o desbaste, deixando-se uma planta por vaso. As plantas foram colhidas aos 60 DAS, avaliando-se: massa das partes aéreas, raízes e nódulos secos, número de nódulos, teor de N, N total na parte aérea e eficiência nodular. Os resultados foram submetidos à análise de variância e teste de Scott-Knott (p>0,05). Para o teor de N total, 43 das 55 estirpes foram estatisticamente superiores à testemunha absoluta e similares aos controles positivos (BR 2003 e testemunha nitrogenada). Quatro estirpes de feijão-bravo-do-ceará (FB12, FB31, FB32 e FB38) e duas de mulungu (M9 e M12) apresentaram eficiência simbiótica igual ao observado no tratamento com aplicação de N, em todas as variáveis analisadas. Assim, estas estirpes apresentam potencial para novos testes de eficiência em substrato não estéril.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 3).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFeijão gandu
dc.subjectFixação biológica de nitrogênio
dc.subjectRizóbio
dc.titleEficiência simbiótica de Bradyrhizobium spp. isolados de leguminosas nativas da Caatinga em Cajanus cajan.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCajanus Cajan
dc.subject.thesagroLeguminosa Forrageira
dc.subject.thesagroGuandu
dc.subject.thesagroCaatinga
dc.subject.nalthesaurusErythrina velutina
dc.subject.nalthesaurusBradyrhizobium
dc.format.extent2p. 10.
riaa.ainfo.id1189133
riaa.ainfo.lastupdate2026-08-12
dc.contributor.institutionIARA MONIQUE MARTINS DE ANDRADE, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; ANANDA DOS SANTOS RABELO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; PAULA ROSE DE ALMEIDA RIBEIRO, FUNDAÇÃO DE AMPARO A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO; PAULO IVAN FERNANDES JUNIOR, CPATSA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Eficiencia-simbiotica-de-Bradyrhizobium-spp.-isolados-de-Lleguminosas-nativas.pdf424,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace