Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/11934
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 1994
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SA, L. A. N. de
MORAES, G. J. de
TAMBASCO, J. F.
DE NARDO, E. A. B.
Additional Information: LUIZ ALEXANDRE NOGUEIRA DE SA, CNPMA; CNPMA; FERNANADO JUNQUEIRA TAMBASCO, CNPMA; ELISABETH A. B. de NARDO, CNPMA.
Title: Ajuste do protocolo de análise de risco de introdução de agentes biológicos de controle.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 4., 1994, Gramado. Anais: sessão de posteres. Pelotas: EMBRAPA-CPACT, 1994.
Pages: p.90
Series/Report no.: (EMBRAPA-CPACT. Documentos, 5).
Language: pt_BR
Keywords: Agente
Introdução
Protocolo
Laboratório Costa Lima.
Description: Existe hoje no meio científico internacional e em toda sociedade uma preocupação crescente com a manutenção da qualidade ambiental e a preservação da biodiversidade especifica de cada região. Este movimento poderá afetar as analises sobre a convivência de introdução de agentes de controle biológico. A comunidade científica geral pressiona seus contrapartes que atuam na área de controle biologico clássico a comprovarem com dados experimentais o que em muitos casos era antes assumido de forma indireta, no que se refere a possíveis efeitos de agentes de controle sobre organismos não visados. O Laboratório de Quarentena "Costa Lima", credenciado pelo Ministério de Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária para introdução de agentes de controle biologico destinados a instituicoes nacionais de pesquisa, necessita adequar seu protocolo de avaliação de organismos exógenos a fim de compatibiliza-lo com as preocupações citadas. O protocolo básico adotado inicia-se com a pesquisa bibliográfica sobre os indicativos de impacto ambiental sobre a estrutura da fauna e flora associada a praga. Os conhecimentos disponíveis e detectados indicam os testes que devem ser conduzidos em laboratório, para avaliação dos efeitos diretos e indiretos dos organismos introduzidos sobre organismos benéficos, que vivem no mesmo habitat da praga alvo. Estes testes se destinam a identificar as interações físicas destes organismos e eventualmente parasitismo e predação, como também possíveis competições por alimento alternativo e espaço.
Thesagro: Análise
Controle Biológico
Fauna
Flora
Impacto Ambiental
Inseto
Risco.
Praga
Quarentena
Data Created: 1994-05-27
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1994PL014TambascoAjuste2565.PDF1,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace