Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12171
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPESSOA, M. C. P. Y.
dc.contributor.authorMEYER, J. F. C. A.
dc.contributor.authorFERNANDES, J. F. R.
dc.contributor.authorPIEROZZI JR. I.
dc.contributor.authorHABIB, M. E. M.
dc.date.accessioned2022-06-08T20:19:35Z-
dc.date.available2022-06-08T20:19:35Z-
dc.date.created1994-12-16
dc.date.issued1993
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 14., 1993. Piracicaba. Resumos. Piracicaba: SEB, 1993.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12171-
dc.descriptionNo contexto do Manejo Integrado de Pragas (M.I.P.), vários métodos compatíveis de controle e supressão de populações de insetos prejudiciais são integrados para propiciar resultados eficientes, econômicos e ecologicamente recomendados. As medidas adotadas e o momento de entrar em ação depende do tipo de praga, do seu contexto bioecológico e das condicões sócio-econômicas envolvidas. O bicudo do algodoeiro, Anthonomus grandis Boheman, 1843 tem sido alvo de inúmeras pesquisas, incluindo aquelas relacionadas a elaboração de modelos matemáticos. Para as condições brasileiras, já está disponível um grande acervo de informações agro ecológicas sobre este curculionideo, oriundas de pesquisas realizadas tanto sob condições de campos experimentais e comerciais como em laboratório. A partir destas informações, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de elaborar uma proposta de modelagem matemática para a dinâmica populacional do bicudo, levando-se em conta medidas de M.I.P. para a região analisada e permitindo o monitoramento das populações do inseto. O modelo pretende ainda viabilizar, através de simulação, a avaliação do comportamento populacional da praga frente a utilização de medidas de Controle Biológico baseadas na utilização de alguns de seus inimigos naturais promissores, alem de sugerir linhas de pesquisa que viabilizam novas opcoes de manejo. Este modelo matematico dinamico discreto do tipo compartimental foi implementado em linguagem C de programacao, podendo ser utilizado em computadores PC -XT/AT.
dc.formatPoster
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBicudo do algodoeiro
dc.subjectModelagem matemática
dc.subjectMonitoramento
dc.subjectComportamento populacional
dc.subjectInimigos naturais
dc.subjectManejo integrado
dc.subjectLinguagem C
dc.subjectSistema especialista
dc.titleA interação bicudo-algodoeiro: modelagem matemática e manejo integrado.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroComputador
dc.subject.thesagroControle Biológico
dc.subject.thesagroDinâmica Populacional
dc.subject.thesagroModelo Matemático
dc.subject.thesagroSimulação
dc.format.extent2p.658
riaa.ainfo.id12171
riaa.ainfo.lastupdate2022-06-08
dc.contributor.institutionMARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; JOÃO J. F. C. A., UNICAMP; JURANDIR J. F. R., UNICAMP; IVO PIEROZZI, UNICAMP; M. E. M. HABIB, UNICAMP.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
1993-Pessoa-Interacao-2796.PDF330.77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace