Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12803
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 1997
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NASCIMENTO, M. L.
MORAES, G. J. de
CAPALBO, D. M. F.
MAIA, A. de H. N.
OLIVEIRA, R. C. A. L.
Additional Information: EMBRAPA-CNPMA; GILBERTO JOSE de MORAES, CNPMA; DEISE MARIA FONTANA CAPALBO, CNPMA; ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA.
Title: Efeito de Bacillus thuringiensis na biologia de Podisus nigrispinus (HETEROPTERA: PENTATOMIDAE).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 16.; ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS, 7., 1997, Salvador. Resumos. Salvador: SEB / EMBRAPA-CNPMF, 1997.
Pages: p.236
Language: pt_BR
Keywords: Bacillus
Thuringiensis
Nigrispinus.
Description: O efeito de biopesticidas no potencial de crescimento de populações de insetos não alvo e uma informação de importância fundamental nos estudos de avaliação de risco de agentes de controle biologico. No presente trabalho avaliou-se o efeito de B. thuringiensis na biologia do predador P. nigrispinus. Foi realizado um experimento em que o predador foi alimentado com lagartas de Bomby mori sadias (controle) ou infectadas com o formulado B. thuringiensis var. Kurstaki (dieta infectada). Os insetos foram avaliados durante duas gerações consecutivas, cada uma iniciada com 50 indivíduos por tratamento. Parâmetros associados as tabelas de vida de fertilidade foram comparados pelo teste "t" de Student utilizando o método Jacknife para avaliar a variância das estimativas desses parâmetros. Os valores da taxa liquida de reprodução (Ro), razão infinitesimal (rm) e razão finita de aumento (l) no tratamento com lagartas infectadas foram significativamente inferiores nas duas gerações, quando comparados com o tratamento em que o alimento foi lagartas sadias. Com os resultados obtidos pode-se concluir que a dieta contaminada com B. thuringiensis var. Kurstaki teve influência significativa na redução da populacho de P. nigrispinus em condições de laboratório, em que o predador não teve opção pelo tipo de lagartas, sadias ou infectadas. Estudos futuros devem ser realizados no sentido de avaliar estes impactos em insetos não alvo sob condições de campo.
Thesagro: Biologia.
NAL Thesaurus: Pentatomidae
Podisus.
Data Created: 1998-04-02
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1997PL051MoraesEfeito3396.PDF719,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace