Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12805
Título: Crescimento micelial e produção de esporos do fungo Colletotrichum gloeosporioides isolado Orthezia na presença de acaricidas-inseticidas-fungicidas.
Autoria: OLIVEIRA, R. C. A. L.
CESNIK, R.
RIBEIRO, A. S.
Afiliação: R. C. A. L. OLIVEIRA; ROBERTO CESNIK, CNPMA; A. S. RIBEIRO.
Ano de publicação: 1997
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 16.; ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS, 7., 1997, Salvador, BA. Resumos. Salvador: SEB / EMBRAPA-CNPMF, 1997.
Páginas: p.295
Conteúdo: Visando dar subsídios ao MIP no controle biológico de O. praelonga, cochonilha praga dos citros e de outras culturas, com o fungo entomopatogênico C. gloeosporioides isolado Orthezia, instalou-se um experimento em blocos ao acaso com 9 repetições, no laboratório de Entomologia do CNPMA, em Jaguariúna, SP, com os seguintes agroquímicos: Abamectin (Vertimec), Acrimathrin (Rufost), Hexythiazox (Savey), Oxicloreto de cobre (Recop) e Propargite (Omite). Cada produto foi testado na dosagem que e utilizada em pulverizações nos pomares de citros no município de Limeira, SP. Cada Erlenmeyer, contendo 125 ml de um meio de cultura BD foi inoculado o C. gloeosporioides e adicionado o agroquímico sendo identificado com o numero do tratamento e o numero da parcela e colocado em agitador durante 8 dias ininterruptamente a 130 rpm em temperatura ambiente. Apos esse periodo, retirou-se uma aliquota de 1,0 ml para a contagem de esporos na Camara de Neubauer e 0,2 ml para a viabilidade dos mesmos, em meio de cultura de BDA com duas repetições. O conteúdo restante foi filtrado a vácuo e apos devidamente seco 28o +- 2o C ate o completo equilíbrio da pesagem. A analise de variância para os tratamentos foi significante ao nível de 5% tanto para o numero de esporos como para o desenvolvimento do micélio. O plaqueamento em BDA, através da Alca de Drigalsky, revelou que o Oxicloreto de Cobre inviabilizou o desenvolvimento do fungo. Todos os outros produtos utilizados nao inibiram o crescimento do micélio e a esporulação do fungo sendo compativeis em MIP quando se quer controlar pragas e doencas, conjuntamente com a Orthezia praelonga. O teste de Tuckey, para a comparacao das medias, mostrou que os Propargite aumentou consideravelmente a quantidade de esporos produzidos em relação a testemunha. Abamectin e Acrimathrin foram idênticos, em relação a testemunhas e também colaboraram para um aumento significativo na produção de esporos. Já para a produção de micélio encontramos os produtos divididos em dois grupos. Abamectin, Propargite e Testemunha tiveram o mesmo desempenho na produção de micélio e foram melhores que os demais.
Palavras-chave: Fungo Colletotrichum gloeosporioides
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997PL025CesnikCrescimento3397.PDF19,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace