Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12809
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 1997
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MAIA, A. de H. N.
LUIZ, A. J. B.
NASCIMENTO, M. L.
Additional Information: ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA; ALFREDO JOSE BARRETO LUIZ, CNPMA.
Title: Planejamento e análise de testes para avaliar o efeito de biopesticidas na biologia de Podisus nigrispinus ao longo de várias gerações.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 16.; ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS, 7., 1997, Salvador. Resumos. Salvador: SEB / EMBRAPA-CNPMF, 1997.
Pages: p.148
Language: pt_BR
Keywords: Biopesticidas.
Description: Na avaliação de risco do uso de formulações de Bacillus thuringiensis, uma das fases e a investigação da ocorrência de efeitos adversos em insetos nao alvo, entre eles, o predador Podisus nigrispinus. Para tanto, realizam-se experimentos onde parâmetros biológicos de grupos de predadores tratados (com dieta infectada) e não tratados (dieta sadia) são avaliados durante varias gerações. Um dos princípios básicos do planejamento experimental e a identificação e controle de fontes de variação (blocagem). O uso de blocos visa reduzir a variabilidade nao explicativa pelos tratamentos e dessa forma aumentar o poder dos testes estatísticos em detectar seus efeitos. Nos testes com a primeira geração de Podisus, sugere-se que casais sejam isolados e seus ovos distribuídos em todos os grupos, ao invés de juntar as posturas de todas as fêmeas e aloca-las aos tratamentos. Isso permite o controle da fonte variação 'casal'; dessa forma, se os filhos de um determinado casal são mais resistentes ou mais susceptíveis ao biopesticida, isso não afetara de forma desbalanceada a estimativa dos efeitos dos tratamentos. Na segunda geração, não é mais possível alocar aleatóriamente os ovos aos tratamentos, pois as larvas oriundas do grupo sadio devem seguir recebendo dieta sadia, o mesmo ocorrendo para o do grupo infectado. Mesmo assim, devem-se identificar os ovos quanto a sua procedência (casal) de modo que a fonte de variação 'casal' possa ser incorporada na análise. Nesse trabalho discutimos a análise estatística de testes para avaliar o efeito de Bacillus thuringiensis em parâmetros biológicos do predador Podisus nigrispinus, em duas gerações consecutivas, considerando o casal como possível fonte de variação.
NAL Thesaurus: Podisus nigrispinus.
Data Created: 1998-04-06
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1997PL036MaiaPlanejamento3400.PDF845,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace