Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12826
Título: Modelo dose-resposta probit-linear com variaveis categoricas para avaliar toxicidade aguda do herbicida clomazone no microcrustaceo Daphnia similis.
Autoria: MAIA, A. de H. N.
JONSSON, C. M.
Afiliação: ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA; CLAUDIO MARTIN JONSSON, CNPMA.
Ano de publicação: 1997
Referência: In: REUNIAO ANUAL DA REGIAO BRASILEIRA DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE BIOMETRIA (RBRAS), 42.; SIMPOSIO DE ESTATISTICA APLICADA A EXPERIMENTACAO AGRONOMICA (SEAGRO, 7., 1997, Recife, PE. Programa e resumos. Recife: RBRAS / URFPE, 1997.
Páginas: p.79
Conteúdo: Nos estudos para avaliar a toxicidade aguda de pesticidas na comunidade biótica, e fundamental a estimativa de curvas que descrevam a resposta (mortalidade, imobilidade) de um organismo-teste a diferentes concentrações do principio ativo do pesticida, curvas estas que são utilizadas para estimar a concentração efetiva mediana do produto. Em algumas situações, e de interesse investigar o efeito de um fator qualitativo na toxicidade do pesticida, modelada pela curva dose-resposta. Neste trabalho, apresentamos o uso de um modelo probit-linear para descrever a resposta (%imobilidade) do micro crustáceo Daphnia similis ao herbicida clomazone, incluindo variáveis indicadoras do tipo de meio de cultura (com e sem sedimento). A curvas dose-resposta nos meios com e sem sedimento são comparadas por meio de testes da razão de verossimilhança.
Thesagro: Herbicida
NAL Thesaurus: clomazone
Palavras-chave: Dose-resposta
Probit-linear
Categoricas
Toxicidade
Microcrustaceo Daphnia similis
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997AA001.PDF400,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace