Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12978
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 1998
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TAVARES, M. T.
NARDO, E. A. B. de
TAMBASCO, F. J.
SA, L. A. N. de
LUCCHINI, F.
ACCACIO, R. E.
Additional Information: UFSCAR/ SP; ELISABETH A. B. DE NARDO, CNPMA; FERNANDO JUNQUEIRA TAMBASCO, CNPMA; LUIZ ALEXANDRE NOGUEIRA DE SA, CNPMA; FRANCO LUCCHINI, CNPMA; R. EUGENIA ACCACIO, UFCAR/SÃO PAULO.
Title: Coleções "voucher" de inimigos naturais em laboratórios de quarentena: o caso do Laboratório Costa Lima.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 17.; ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS, 8., 1998, Rio de Janeiro. Resumos. Rio de Janeiro: SEB, 1998.
Pages: p.898
Language: pt_BR
Keywords: Coleções "voucher"
Inimigos naturais
Laboratórios de quarentena
Description: Espécimes "voucher" ou "vouchers" são exemplares designados para documentar a identidade de organismos utilizados em investigações cientificas ou em programas envolvendo organismos benéficos. Estes exemplares devem ser adequadamente etiquetados, montados e depositados em coleções para que a sua identidade e informações a seu respeito possam ser resgatadas a qualquer momento. Visando estabelecer e padronizar os procedimentos de amostragem, montagem, etiquetagem, designação e deposição dos exemplares "voucher", resultantes dos processos de introdução e exportação de inimigos naturais pelo Laboratório de Quarentena Costa Lima, foi desenvolvido um estudo durante o período de junho a dezembro de 1997. Nos procedimentos estabelecidos, decidiu-se que três categorias de "vouchers" devem ser designadas para processos de importação ("vouchers" de material recebido, de material repassado para os solicitantes e de material liberado no campo) e duas para processos de exportação (material recebido e repassado). Para cada categoria deverão ser amostrados de 12-40 exemplares, para material mantido a seco e cerca de 100 exemplares quando montados em laminas. Todos exemplares a serem designados como "voucher" deverão ser identificados por especialistas nos grupos em questão. Parte do material de artrópodes (50%) designado como "voucher" devera ser depositado na coleção do laboratório Costa Lima e o restante devera ser depositado em outras coleções: Museu de Zoologia da USP e Departamento de Zoologia da UFPR (para insetos); Coleção Zoológica da ESALQ (ácaros). Os "vouchers" de microrganismos deverão ser depositados na Coleção de Culturas Tropical da Fundação Andre Tosello.
Data Created: 1998-09-15
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1998RATavaresColecoes.pdf87,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace