Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/132057
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFERREIRA, M. A. J. F.
dc.contributor.authorQUEIROZ, M. A. de
dc.contributor.authorBRAZ, L. T.
dc.contributor.authorCHURATA-MASCA, M. G. C.
dc.date.accessioned2024-07-16T13:55:35Z-
dc.date.available2024-07-16T13:55:35Z-
dc.date.created1998-05-19
dc.date.issued1998
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE GENETICA DO NORDESTE, 13., 1998, Feira de Santana, BA. Anais... Feira de Santana: SBG/UEFS, 1998.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/132057-
dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo determinar a divergencia genetica entre as cultivares Charleston Gray (CG), Crimson Sweet (CS), New Hampshire Midget (NHM) e as populacoes B9, M7, P14 e B13 de melancia coletadas no Nordeste, assim como verificar a contribuicao relativa de dez caracteristicas para esta divergencia. A divergencia genetica entre as cultivares e populacoes foi determinada pela distancia generalizada de Maahalanobis se a delimitacao dos grupos pela tecnica de otimizacao de Tocher. Foram avaliados os caracteres numero de dias para o aparecimento da primeira flor feminina (NDF), numero de frutos por planta (NF), peso de frutos (PF), cor (CP) e espessura(EP) da polpa, diametro longitudinal (DL) e transversal (DT) de frutos, teor de solidos soluveis (TSS), numero de sementes por fruto (NS) e peso de cem sementes por fruto (PCS). A populacao CS apresentou maior distancia em relacao a todas as outras, sendo que a maior distancia foi em relacao a B9 (D2 = 1470,9970) e a menor em relacao a CG (D2 - 637,1146). Foram obtidos dois grupos divergentes, um constituido por CS e o outro pelas demais populacoes. As caracteristicas PCS e DT contribuiram respectivamente com 32,96% e 21,49% para a divergencia genetica entre as populacoes.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDivergencia genetica
dc.subjectPlant population
dc.titleDivergencia genetica entre sete populacoes de melancia (Citrullus lanatus Thunb. Mansf.).
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCitrullus Lanatus
dc.subject.thesagroMelancia
dc.subject.thesagroPopulação de Planta
dc.subject.nalthesaurusgenetic distance
dc.subject.nalthesauruswatermelons
dc.format.extent2p. 367.
riaa.ainfo.id132057
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-16
dc.contributor.institutionMARIA ALDETE JUSTINIANO DA FONSECA; MANOEL ABILIO DE QUEIROZ, CPATSA; LEILA TREVIZAN BRÁZ, FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS; MANOEL GABINO C. CHURATA-MASCA, FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Encontro-de-Genetica-do-nordeste-pag-367.pdf437.88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace