Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/133432
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 1997
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOARES, J. M.
NASCIMENTO, T.
Additional Information: JOSÉ MONTEIRO SOARES, CPATSA
TARCIZIO NASCIMENTO, CPATSA.
Title: Comportamento do sistema radicular da mangueira em Podzolico Bruno Vermelho-Amarelo Distrofico sob irrigacao por sulco na regiao do Submedio Sao Francisco.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRICOLA, 26.,1997, Campina Grande. Resumos...Campina Grande: SBEA: UFPB, 1997.
Language: pt_BR
Notes: 
Keywords: Nordeste
Northeast.
Description: Este trabalho foi realizado n a Fazenda Frutivale, Juazeiro-BA, num p omar de man gueir a var. T ommy Atkins com quatro anos de idad e e p lantas ap resentando 4,70m de altura. O estudo comp reendeu a ab ertura de trincheir as num dos quadrantes exp lorados pela p lanta, utilizando os métodos dos monolitos descritos p or Kelesnicov (1971). Quanto à distribuição horizontal das raízes na camad a de 0 a 30cm, constatou-se que 91,34% das raízes de absorção de água e nutrientes e 100% das raízes de sustentação estavam concentradas na d istância de 0 a 150cm em relação à p lanta, quando se consid era o esp açamento entre fileiras e 88,43 e 100%, r esp ectivamente, estavam situadas na distância de 0 a 200cm, com relação ao esp açamento entre plantas. Nas camadas de 31 a 120cm de p rofundidade, a distribuícão das r aízes de absorção de água e nutrientes ap resentaram os mesmos p adrões da camada sup erficial e nas camad as a partir de 61cm não foram en contradas raízes de sustentação. Quanto a distribuíção vertical de raízes, pôde-se verificar que as concentrações de raízes de absorção de água e nutrientes diminuem de maneira brusca a medida que o solo se aprofunda, sendo que 84,37% estavam concentradas na camad a de 0 a 60cm, em ambas às direções e que 100% das raízes de sustentação estão restritas às camadas de 0 a 60 cm.
Thesagro: Manga
Irrigação por Sulco
Raiz
Solo.
NAL Thesaurus: furrow irrigation
mangoes
Brazil
roots.
Data Created: 1998-04-29
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB1229.pdf57,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace