Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/134519
Título: Usos alternativos para água subterrânea no semi-árido brasileiro.
Autor: PORTO, E. R.
SILVA JÚNIOR, L. G. de A.
ARAÚJO, O. J. de
AMORIM, M. C. C.
Afiliación: EVERALDO ROCHA PORTO, CPATSA
LUIS GONZAGA DE ALBUQUERQUE SILVA JÚNIOR, CODEVASF
ODILON JUVINO DE ARAÚJO, CODEVASF
MIRIAM CLEIDE CAVALCANTE AMORIM, COMPESA.
Año: 2002
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 12., 2002, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABAS, 2002.
Descripción: Com o objetivo de reduzir os impactos causados pelo rejeito da dessalinização de água salobra, proveniente do cristalino, no trópico semi-árido brasileiro, três alternativas de aproveitamento de água com alta salinidade foram avaliadas nos campos da Estação Experimental da Embrapa Semi-Árido. As alternativas foram: (a) cristalização seletiva dos sais; (b) cultivo de tilápia rosa (Oreochromis sp); e (c) irrigação da erva-sal (Atriplex nummularia). A salinidade média da água usada foi de 11,38ds/m. Cinco tipos de sais foram conseguidos na cristalização; a tilápia atingiu o peso de 455 gramas em 6 meses; e o rendimento da erva-sal foi de 6.537kg de matéria seca por hectare. Em função dos resultados obtidos com estes estudos, é possível a viabilização do uso de água de poços no cristalino do semi-árido brasileiro para a geração de renda, através destas alternativas que apresentam menos risco que os atuais sistemas de produção de subsistência, ora utilizados pela maioria dos produtores de base familiar desta região.
Thesagro: Água Salina
Tilápia
NAL Thesaurus: saline water
wastes
Palabras clave: Rejeito
Semi-árido
Semi-arid
Água subterrânea
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OPB1541.pdf476.37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace