Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15050
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2003
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: WEBER, O. B.
CORREIA, D.
SILVEIRA, M. R. S. da
CRISOSTOMO, L. A.
OLIVEIRA, E. M. de
SÁ, E. G.
Additional Information: O. B. WEBER, Embrapa Meio Ambiente; DIVA CORREIA, CNPAT; M. R. S. da SILVEIRA, CNPAT; LINDBERGUE ARAUJO CRISOSTOMO, CNPAT; E. M. de OLIVEIRA, Universidade Estadual do Ceará; E. G. SÁ, Universidade Estadual do Ceará.
Title: Efeito da bactéria diazotrófica em mudas micropropagadas de abacaxizeiros Cayenne Champac em diferentes substratos.
Publisher: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 38, n. 6, p. 689-696, 2003
Language: pt_BR
Keywords: Microprogação.
Description: Este trabalho objetivou avaliar o efeito de uma bactéria diazotrófica isolada de abacaxizeiro (Ananas comosus) sobre o crescimento e o acúmulo de nutrientes de mudas micropropagadas da cultivar Cayenne Champac, crescidas em tubetes com diferentes substratos. Os substratos foram: casca de arroz carbonizada, bagana de carnaúba e vermicomposto; casca de arroz carbonizada, pó de coco e vermicomposto; casca de arroz carbonizada, vermiculita e vermicomposto; casca de arroz carbonizada, bagana de carnaúba e vermiculita; casca de arroz carbonizada e pó de coco; e casca de arroz carbonizada e vermiculita. O isolado de bactéria foi identificado pela similaridade (97% a 98%) de seqüências de DNAr 16S com a espécie Asaia bogorensis. Após a inoculação do isolado bacteriano nas mudas micropropagadas, estas foram transferidas para os substratos dos tubetes. Aos quatro meses de aclimatação, por ocasião de colheita, as mudas estavam aptas para o plantio no campo. A ocorrência de bactéria diazotrófica relacionada a A. bogorensis em abacaxizeiros está sendo apresentada pela primeira vez. O isolado de bactéria diazotrófica AB219 propiciou maior taxa de sobrevivência e, no substrato com casca de arroz carbonizada, vermiculita e vermicomposto, maior acúmulo de massa seca de raízes das plantas. O conteúdo de sódio nas mudas
Thesagro: Bactéria
Banana
Muda.
Data Created: 2006-10-02
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPMA)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Weber.pdf548,74 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace