Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/152835
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, J. V.
dc.contributor.authorMATTOS, M. A. A.
dc.contributor.authorHAJI, F. N. P.
dc.contributor.authorLIMA, M. F.
dc.contributor.authorCOSTA, N. D.
dc.date.accessioned2022-06-21T15:23:13Z-
dc.date.available2022-06-21T15:23:13Z-
dc.date.created2004-03-17
dc.date.issued2003
dc.identifier.citationPesticidas: Revista de Ecotoxicologia e Meio Ambiente, v. 13, p. 59-72, jan./dez. 2003.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/152835-
dc.descriptionForam testadas seis estratégias de uso de agroquímicos no controle da mosca branca, Bemisia argentifolii Bellows e Perring (Hemiptera: Aleyrodidae), em tomate industrial irrigado produzido em Petrolina- PE e Juazeiro- BA (Brasil). Os agroquímicos foram aplicados isoladamente ou em mistura de tanque, sendo utilizados os híbridos de tomate industrial Heinz-2710 suscetível e Gem Pride resistente a geminivírus. A média de ovos, ninfas e adulto da mosca branca foi utilizada como parâmetro na avaliação do efeito de seis estratégias, sendo uma utilizada pelo produtor (1), quatro sugeridas pela pesquisa ( 2, 3, 4 e 5) e uma recomendada pela indústria (6). Efetuaram-se nove amostragens semanais no período de 21 dias após o transplantio das mudas até 77 dias. A eficácia das estratégias variou entre os hibridos de tomate em relação à média de ovos, ninfas e adultos da mosca branca, sendo o híbrido Gem Pride menos infestado. As estratégias 2 e 6 foram as mais eficazes para ovos, as 2, 3 e 4 para ninfas e as estratégias 1 e 4 para adultos em relação ao híbrido Heinz-2710. Quanto ao Gem Pride, os melhores resultados foram obtidos com a estratégia 2 para ovos e ninfas, não sendo verificada diferença significativa entre as avaliações para adultos. As estratégias (2, 3 e 4) sugeridas pela pesquisa destacaram-se no controle da infestação de ovos, ninfas e adultos da mosca branca, em relação às demais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTomate industrial
dc.subjectControle
dc.titleUtilização de estratégias com agroquímicos no controle de ovos, ninfas e adultos de Bemisia argentifolii Bellows e Perring (Hemiptera: Aleyrodidae) em tomate, no Submédio do Vale do São Francisco.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroInseticida
dc.subject.thesagroPraga
dc.subject.thesagroInseto
dc.subject.thesagroInseto Para Controle Biológico
dc.subject.thesagroTomate
dc.subject.nalthesaurusBemisia argentifolii
riaa.ainfo.id152835
riaa.ainfo.lastupdate2022-06-21
dc.contributor.institutionJOSÉ V. OLIVEIRA, UFRPE; MARCOS ANTONIO A. MATTOS, UFRPE; FRANCISCA NEMAURA PEDROSA HAJI, CPATSA; MIRTES FREITAS LIMA, CPATSA; NIVALDO DUARTE COSTA, CPATSA.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace