Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15433
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FIGUEIREDO, M. C. B. de
MOTA, S.
RODRIGUES, G. S.
PIRES, A. C.
ROSA, M. de F.
Additional Information: Maria Cléa Brito de Figueiredo, Embrapa Agroindústria Tropical; Suetônio Mota, UFC; Geraldo Stachetti Rodrigues, Embrapa Meio Ambiente; Armando Caldeira Pires, UNB; Morsyleide de Freitas Rosa, Embrapa Agroindústria Tropical.
Title: Metodologia de avaliação dos impactos ambientais de inovações tecnológicas agroindustriais, com base no ciclo de vida.
Publisher: In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL CICLO DE VIDA - CILCA 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Análise de Ciclo de Vida, 2007. 5p.
Language: pt_BR
Keywords: Inovação tecnológica.
Description: O paradigma do desenvolvimento sustentável, para ser aplicável, requer o desenvolvimento e a adoção de tecnologias comprometidas com o bem-estar socioeconômico e com a conservação ambiental. Nesse contexto, torna-se importante a utilização de instrumentos que avaliem a contribuição de uma tecnologia para a sustentabilidade, com a avaliação dos seus impactos ambientais. Este trabalho tem como objetivo propor um sistema de avaliação de impactos de inovações agroindustriais, baseado no conceito de ciclo de vida. O sistema avalia o impacto de uma inovação agroindustrial em comparação a outra tecnologia preexistente, ao longo das etapas de produção, consumo e pós-consumo, considerando-se a vulnerabilidade ambiental dos locais onde as unidades produtivas, de consumo e descarte estão inseridas.
Thesagro: Impacto Ambiental.
Data Created: 2008-01-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007AA034.pdf482,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace