Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15551
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VALARINI, P. J.
SCHLICKMANN, S.
OLIVEIRA, F. R. de
ISHIKAWA, S.
Additional Information: Pedro José Valarini, Embrapa Meio Ambiente; Sônia Schlickmann, CATI; Fernanda R. de Oliveira, UFSCar; Salete Ishikawa, CATI.
Title: Influência das práticas de manejo orgânico e convencional na qualidade do solo em produção familiar de hortaliças.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 5., 2007, Guarapari. Resumos... Revista Brasileira de Agroecologia, v.2, n.2, p.257-260, 2007.
Language: pt_BR
Description: Com o objetivo de desenvolver indicadores físicos e biológicos e validar o módulo complementar ?Capacidade produtiva do solo? que avaliem o impacto das práticas agrícolas sobre o solo, cinco propriedades de cada sistema, orgânico e convencional, foram selecionadas em Ibiúna e Socorro, SP. Análises de parâmetros químicos, físicos e biológicos foram realizadas e os dados inseridos no Sistema APOIA-NovoRural e Módulo complementar - capacidade produtiva do solo, respectivamente. Em todas as propriedades, os indicadores físicos estabilidade de agregados, aeração e compactação contribuíram para os impactos ambientais (IA) negativos, conseqüência do baixo aporte de matéria orgânica diversificado, solos descobertos e com excessiva mecanização do solo. Este fato foi complementado pela presença de mofo branco e redução da atividade microbiana no solo.
Thesagro: Agricultura Familiar
Agricultura Orgânica
Hortaliça.
Data Created: 2008-01-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007AA003.pdf294,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace