Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/156036
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSA, C. O. de
dc.contributor.authorSIQUEIRA, E. R. de
dc.contributor.authorSA, J. L. de
dc.contributor.authorFERNANDES, S.
dc.date.accessioned2024-09-06T11:55:09Z-
dc.date.available2024-09-06T11:55:09Z-
dc.date.created2005-09-20
dc.date.issued2005
dc.identifier.citationPesquisa Agropecuária Brasileira, v. 40, n. 6, p. 601-608, jun. 2005.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/156036-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do fotoperíodo sobre o consumo alimentar, produção e composição do leite (gordura, proteína, lactose, sólidos totais) e número de células somáticas de sete ovelhas da raça Bergamácia, submetidas a um fotoperíodo considerado curto (12 horas luz: 12 horas escuro), e oito ovelhas da mesma raça, a um fotoperíodo longo (18 horas luz: 6 horas escuro), durante as últimas quatro semanas de gestação e três meses de lactação. Para comparação, foi utilizado o teste t para duas amostras independentes. O consumo alimentar avaliado, diariamente, para cada baia com duas ovelhas, não deferiu entre os tratamentos. No fotoperíodo curto, o consumo médio diário foi de 4,48 kg e, no fotoperíodo longo, de 4,40 kg. Não foi observada diferença significativa entre os fotoperíodos, para a produção de leite e teores de proteína, lactose e sólidos totais, quando considerados os 84 dias de lactação. No fotoperíodo curto, a porcentagem média de gordura foi 5,57%, índice superior ao obtido no fotoperíodo longo, de 5,21%. Na análise dos resultados, a cada semana, notou-se que na segunda e na quarta semanas de lactação, a produção de leite foi maior nas ovelhas do fotoperíodo longo. O número de células somáticas não diferiu entre os fotoperíodos e manteve-se baixo por toda a lactação. O maior número de horas de luz estimula a produção de leite no primeiro mês de lactação, principalmente na quarta semana, e as porcentagens de gordura e sólidos totais são menores nos períodos de maior produção de leite.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectLuminosidade
dc.titleInfluência do fotoperíodo no consumo alimentar, produção e composição do leite de ovelhas Bergamácia.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroLactação
dc.subject.thesagroOvino
dc.subject.thesagroNutrição Animal
dc.subject.thesagroConsumo Alimentar
dc.subject.nalthesaurusAnimal nutrition
dc.subject.nalthesaurusSheep
riaa.ainfo.id156036
riaa.ainfo.lastupdate2024-09-06
dc.contributor.institutionCRISTIANE OTTO DE SA, CPATSA; EDSON RAMOS DE SIQUEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; JOSE LUIZ DE SA, CPATSA; SIMONE FERNANDES, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Influencia-do-fotoperiodo-no-consumo-alimentar.pdf868.4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace