Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15624
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: KODAIRA, J. Y.
PESSOA, M. C. P. Y.
SÁ, L. A. N. de
WILCKEN, C. F.
ALMEIDA, G. R. de
Additional Information: Juliana Yukari Kodaira, IMECC-UNICAMP; Maria Conceição Peres Young Pessoa, Embrapa Meio Ambiente; Luiz Alexandre Nogueira de Sá, Embrapa Meio Ambiente; Carlos Frederico Wilcken, FCA-UNESP-Botucatu; Gilberto Ribeiro de Almeida, Embrapa Meio Ambiente.
Title: Identificação de períodos propícios ao parasitismo de ninfas do Psilideo-de-concha Glycaspis brimblecombei por Psyllaephagus bliteus em condições de laboratório: estudo de caso por simulação de sistemas.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007, Campinas. Anais... Campinas: ITAL, 2007. 6 p.
Language: pt_BR
Keywords: Psilídeo-de-concha
Psyllaephagus bliteus.
Description: A simulação de sistemas de pragas agrícolas vem sendo empregada na avaliação de técnicas de manejo de pragas agrícolas por permitir o estudo integrado do comportamento da praga, em diferentes condições iniciais de infestação, associado-o aos fatores abióticos e às estratégias de controle populacional diferenciadas, muitas delas ainda não investigados. A cultura do eucalipto vêm sendo atacada pelo inseto Glycaspis brimblecombei (Hemiptera: Psyllidae) ? conhecido por ?psilídeo-de-concha? ? causando grande preocupação ao setor florestal. O parasitóide Psyllaefagus bliteus (Hymenoptera: Encyrtidae), que parasita preferencialmente ninfas de 3º e 4º instares do psilídeo, vêm sendo uma estratégia de controle disponível no momento, demandando criação massal em laboratório para liberações em campos infestados. Informações levantadas pelo Projeto de Pesquisa Cooperativo da Embrapa Meio Ambiente com a FCA/UNESP-Botucatu, SP, no âmbito do Programa de Proteção Florestal, PROTEF/IPEF vem disponibilizando informações biológicas da praga e do parasitóide em condições de laboratório e aprofundando os estudos bioecológicos do sistema praga-parasitóide, também em condições de campo, em função dos fatores abióticos e de manejo no Brasil. Este trabalho se propôs a apresentar um simulador computacional do psilídeo-de-concha para permitir identificar períodos mais propícios ao aumento do índice de parasitismo de ninfas do psilídeo por P. bliteus, subsidiando a sua liberação nas gaiolas de criação infestadas com adultos da praga, em condições de laboratório, considerando diferentes populações iniciais da praga.
Thesagro: Controle Biológico
Eucalipto
Praga de Planta.
Parasitismo
NAL Thesaurus: Glycaspis brimblecombei.
Data Created: 2008-01-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007AA019.pdf211,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace