Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15654
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPROCÓPIO, A. R. de L.
dc.date.accessioned2021-08-17T02:08:51Z-
dc.date.available2021-08-17T02:08:51Z-
dc.date.created2008-04-24
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationSão Paulo, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15654-
dc.descriptionA contaminação ambientar provocada pela aplicação de agrotóxicos em lavouras resulta no desequilíbrio dos ecossistemas, além de causar danos diretos à saúde humana. O Brasil conta com uma das maiores áreas agricultáveis do mundo, e é o principal produtor agrícola da América do Sul e também um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. Consumindo em 2004 cerca de 463,6 mil toneladas de produto comercial, dentre os agrotóxicos está o propanil, que é extensivamente utilizado nas lavouras de arroz irrigado para o controle de plantas invasoras. Sabe-se que a partir do momento que um pesticida atinge o solo, ele pode favorecer alguns componentes da microbiota e/ou inibir outros; o presente trabalho verificou os diferentes gêneros resistentes ao propanil, detectando 3 gêneros resistentes, sendo Pseudomonas o mais abundante, com 94% dos isolados totais, seguido por Serratia com 6% e Acinetobacter com 2%. Foi avaliado o potencial biotecnológico e 62% dos isolados apresentaram potencial de fixação biológica de nitrogênio, solubilização de fosfato e produção de auxina.Também foi avaliada a mineralização do propaníl, que ficou em torno de 20% quando utilizado o isolado AF7 e 18% sem o isolado; além disso, foi avaliado o potencial de colonização de raízes de arroz pelo isolado AF7, o comportamento deste isolado nas raízes e a formulação de um produto com este isolado para aplicação em campo, mostrando a necessidade e a importância dessa aplicação em lavouras de arroz irrigado.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleDiversidade da comunidade bacteriana da rizosfera de arroz resistente ao propanil e seu potencial biotecnológico.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroArroz
dc.subject.thesagroBiodiversidade
dc.subject.thesagroBiotecnologia
dc.description.notesTese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo. Orientador: Itamar Soares de Melo.
dc.format.extent2126 p.
riaa.ainfo.id15654
riaa.ainfo.lastupdate2021-08-16
dc.contributor.institutionAldo Rodrigues de Lima Procópio, Universidade de São Paulo - USP.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2007TS-Procopio-Diversidade-7550.pdf87,52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace