Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15699
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BUSCHINELLI, C. C. de A.
RODRIGUES, G. S.
RODRIGUES, I. A.
FRIGHETTO, R. T. S.
PIRES, A. M. M.
LIGO, M. A. V.
IRIAS, L. J. M.
Additional Information: CLAUDIO CESAR DE A BUSCHINELLI, CNPMA; GERALDO STACHETTI RODRIGUES, CNPMA; Izilda Aparecida Rodrigues, Embrapa Meio Ambiente; ROSA TOYOKO SHIRAISHI FRIGHETTO, CNPMA; ADRIANA MARLENE MORENO PIRES, CNPMA; MARCOS ANTONIO VIEIRA LIGO, CNPMA; Luiz José Maria Irias, Embrapa Meio Ambiente.
Title: Avaliação socioambiental da produção de oleaginosas e a inserção no mercado de biocombustível no Brasil.
Publisher: In: CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL, 2., 2007, Brasília. Anais... Brasília: ABIPTI, 2007. 6p.
Language: pt_BR
Keywords: Gestão ambiental.
Description: A construção da base de avaliação do impacto socioambiental em quatro locais representativos na produção de mamona, dendê e nabo forrageiro para obtenção de biocombustível, considerando o contexto do aumento pela demanda das culturas oleaginosas na obtenção de biocombustível, foi baseada em workshops do tipo-Delphi, envolvendo atores sociais representantes das cadeias produtivas nos territórios. Os principais impactos são aqueles relacionados com o aumento na demanda por insumos, recursos naturais e energia, com risco potencial sobre a Qualidade da água e Conservação de habitats. Algumas práticas de manejo podem trazer resultados positivos à Qualidade do solo, favorecendo a recuperação de habitats. A grande expectativa gerada pela intensificação do cultivo é na melhoria dos indicadores de Valores Econômicos (como o aumento na renda e diversificação de fontes de renda) e de Gestão e Administração (como a capacitação dos produtores). As avaliações de sustentabilidade dos estabelecimentos rurais naqueles territórios, verificando os impactos sobre o arranjo agrícola local, mostraram que, em geral, os indicadores de Ecologia da Paisagem e de Qualidades da Atmosfera, Água e Solo estão em condições adequadas, não mostrando ainda efeitos do uso de insumos e o aumento prognosticado da pressão sobre os recursos naturais como potenciais impactos. A conseqüência positiva de grande expectativa, resultante da avaliação de impacto socioambiental, ainda continua como sendo oportunidades de melhoria a serem alcançadas dentro do cenário emergente de agroenergia.
Thesagro: Biocombustível
Desenvolvimento Rural.
Data Created: 2008-01-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007AA001.pdf35,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace