Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15736
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TEIXEIRA, L. S. R.
QUEIROZ, J. F. de
SILVA, M. S. G. M. e
MARIGO, A. L. S.
CARVALHO, M. P.
LOSEKANN, M. E.
ZAMBON, G. V.
Additional Information: Lívia S. R. Teixeira, Estagiária-Embrapa Meio Ambiente; JULIO FERRAZ DE QUEIROZ, CNPMA; MARIANA SILVEIRA GUERRA MOURA E SIL, CNPMA; ANA LUCIA SILVA MARIGO, CNPMA; MARISA PEREIRA CARVALHO, CNPMA; MARCOS ELISEU LOSEKANN, CNPMA; GINO VITORIO ZAMBON, CNPMA.
Title: Avaliação de diferentes coletores com substrato artificial para biomonitoramento da qualidade da água da aquicultura.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2., 2008, Campinas. Anais... Campinas: ITAL: IAC; Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2008. 8p. CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Aquicultura.
Description: A aqüicultura é uma atividade que tem evoluído muito nos últimos anos. Para avaliar a qualidade da água na aqüicultura, o biomonitoramento por macroinvertebrados bentônicos tem sido cada vez mais utilizado, porém ainda é incipiente. Há diversas formas de coleta desses organismos, como pegadores de fundo e coletores com substrato artificial.O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de diferentes coletores com substrato artificial para o biomonitoramento de um reservatório rural utilizado para a produção de tilápias em tanques-rede. Foram avaliados dois tipos de coletores contendo taboa e pedra brita, fixados à meia água e rente ao fundo, por períodos de 30, 60 e 90 dias. Durante esse período também foram coletadas amostras de sedimento do fundo com uma draga tipo Petit Ponar. Ao final do experimento foram identificadas onze famílias de macroinvertebrados, sendo que a maior riqueza foi observada nas amostras coletadas com a draga. Os dados indicam uma diminuição da diversidade biológica ao longo do tempo nos coletores que continham folhas de taboa, e um pico de colonização aos 60 dias para os coletores com pedra. Apesar das amostras coletadas com a draga terem apresentado a maior riqueza de famílias, esse equipamento apresentou algumas desvantagens como o difícil manuseio, enquanto que os coletores com substratos artificiais são facilmente manuseados, além de garantir uma maior uniformidade das amostras, o que é muito vantajoso no monitoramento de pontos espacialmente distribuídos no interior dos reservatórios e viveiros utilizados pela aqüicultura.
Thesagro: Qualidade da Água.
Data Created: 2009-01-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008AA020.pdf119,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace