Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/157819
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPARANHOS, B. A. J.
dc.contributor.authorBARBOSA, F. R.
dc.contributor.authorHAJI, F. N. P.
dc.contributor.authorALENCAR, J. A. de
dc.contributor.authorMOREIRA, A. N.
dc.date.accessioned2024-04-16T12:03:30Z-
dc.date.available2024-04-16T12:03:30Z-
dc.date.created2006-11-01
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA IRRIGADA - FENAGRI, 2004, Petrolina. Minicursos: apostilas. Petrolina : Embrapa Semi-Árido, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/157819-
dc.descriptionA mosca-das-frutas é uma das principais pragas na fruticultura mundial. No Brasil as mais importantes compreendem várias espécies do gênero Anastrepha e a Ceratitis capitata. Esta última foi encontrada pela primeira vez no Brasil, em 1905 e é a mais nociva, pois devido ao fato de apresentar alta prolificidade e agressividade, ocupa hoje todo o território Nacional. Elas causam danos diretos na produção de frutos, já que as larvas se alimentam da polpa, deixando-os inviáveis tanto para o consumo ?in natura? ou industrialização e danos indiretos através de barreiras quarentenárias impostas por países importadores de frutos frescos. O Brasil ocupa a sétima posição na lassificação mundial de produtores de manga e a segunda posição como exportador, superado apenas pelo México. A Índia participa com 43% da produção global. Depois da Índia, a China e o México são os mais importantes. A Tailândia, a Indonésia e o Paquistão estão colocados em quarto, quinto e sexto lugar, respectivamente. A área plantada no Brasil é de aproximadamente 70.000 ha, sendo 60% da área cultivada no NE (Pinto, 2002). A produção brasileira de manga tipo exportação é concentrada em cinco estados: Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo. As condições favoráveis de clima, solo, localização, disponibilidade e qualidade de água para a irrigação, preço da terra e custo da mão de obra, conferem à região semi-árida vantagens em relação às demais e explica sua liderança absoluta na produção e exportação dessa fruta, possibilitando a colheita da manga exatamente nas entressafras de outras regiões, tanto no mercado interno quanto no externo. Apresentamos o seguinte: Moscas das frutas, descrição biologia, Plantas hospedeiras, sintomas e danos, monitoramento, interpretação dos resultados da captura, nível de ação, medidas de controle.
dc.format1 CD ROM
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMonitoramento de moscas das frutas
dc.subjectSubmédio São Francisco
dc.subjectInseto estéril
dc.subjectManejo integrado
dc.titleMonitoramento de moscas-das-frutas e o seu manejo na fruticultura irrigada do Submédio São Francisco.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFruticultura
dc.subject.thesagroMosca das frutas
dc.subject.thesagroCeratitis Capitata
dc.subject.nalthesaurusPest control
dc.subject.nalthesaurusFruit crops
riaa.ainfo.id157819
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-16
dc.contributor.institutionBEATRIZ AGUIAR GIORDANO PARANHOS, CPATSA; FLAVIA RABELO BARBOSA MOREIRA, CPATSA; FRANCISCA NEMAURA PEDROSA HAJI, CPATSA; JOSE ADALBERTO DE ALENCAR, CPATSA; ANDREA NUNES MOREIRA, INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OPB702.pdf391.95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace